quarta-feira, 27 de julho de 2011

Sergipe entre os dez estados que podem adotar a "Inspeção Veicular"

Dez estados preveem adotar a inspeção de veículos, assim como já é feito no estado do Rio de Janeiro e na cidade de São Paulo, segundo levantamento realizado pelo G1. A elaboração das propostas foi determinada aos estados pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), órgão ligado ao Ministério do Meio Ambiente (MMA). Os estados tinham prazo até 30 de junho para apresentar suas propostas de inspeção baseados em planos de controle de poluição veicular (PCPV).
O PCPV prevê implantação de programa de inspeção veicular até dezembro de 2013, mas isso dependerá de haver dados sobre a qualidade do ar, de estruturação de bancos de dados sobre a frota (tipo de veículos e de combustíveis utilizados), análise econômica e análise de emissões. Um grupo de trabalho deverá ser criado para cuidar do assunto. Segundo o governo, o plano foi aprovado pelo Conselho Estadual do Meio Ambiente.

Fonte: G1

segunda-feira, 25 de julho de 2011

Semana do Motociclista começou nesta segunda dia 25

Apoiada pela Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA), através da Superintendência Municipal de Trasporte e Trânsito (SMTT) e do Comitê Municipal de Mobilização pela Saúde, Segurança e Paz no Trânsito (Comsepat), a Semana visa conscientizar os condutores de motocicleta sobre os riscos do desrespeito as leis de trânsito, principalmente o limite de velocidade e o não uso dos equipamentos de segurança. Na manhã de hoje, a equipe de Educação para o Trânsito da SMTT e os parceiros do Comsepat levaram para a avenida Chanceler Osvaldo Aranha, na zona norte da capital, a campanha 'Chega de Acidentes'. Em uma blitz educativa realizada no local, a equipe dialogou com motociclistas. Para a coordenadora da Educação para o Trânsito da SMTT, Selma Dantas, os motociclista foram receptivos à mobilização.   
"Eles se mostraram interessados, abertos ao diálogo, pois sabem que o número de acidentes envolvendo motociclistas cresce vertiginosamente. O que a SMTT busca quando vai às ruas é conscientizar a população de que o trânsito deve ser visto como um espaço de todos, e para que este espaço tão democrático funcione, as leis devem ser respeitadas. A partir do momento em que o motociclista tem consciência, ele passa a ser um condutor mais prudente", declarou.

Fonte: SMTTAJU