sábado, 16 de março de 2013

Dia do consumidor: saiba mais sobre o programa de etiquetagem veicular

O Dia do Consumidor é comemorado nesta sexta-feira (15). O lançamento do guia do programa  brasileiro de etiquetagem veicular tem o objetivo de orientar o consumidor sobre como ler as informações da etiqueta nacional de conservação de energia, que é semelhante às existentes em fogões, geladeiras e aparelhos de ar condicionado.

Coordenado pelo Inmetro, o guia vai permitir que se compare a eficiência energética dos modelos de veículos existentes no mercado, como, por exemplo, a indicação de quantos quilômetros podem ser percorridos com 1 litro de combustível na cidade ou nas estradas. 

Saiba mais: http://pbeveicular.petrobras.com.br/TabelaConsumo.aspx

Fonte: Globo.com

quarta-feira, 13 de março de 2013

Multas por embriaguez ao volante são legais mesmo sem bafômetro

Dirigir sob a influência de álcool é uma das principais causas de acidentes no Brasil e no mundo. Por esse motivo, o poder público tem fechado o cerco a essa conduta irresponsável e endurecido as penalidades para quem a pratica. Nesse contexto, surgem questionamentos quanto à constitucionalidade de práticas aplicadas pelas autoridades de trânsito.

Notícias divulgadas nos últimos dias nos principais veículos de mídia do país informam que a Procuradoria Geral da República (PGR), em parecer enviado ao Supremo Tribunal Federal (STF), considerou inconstitucional trecho da Lei Seca que determina a aplicação de medidas administrativas, como multas, cassação da carteira e recolhimento de veículos, sobre motoristas que se recusarem a fazer teste do bafômetro.

A diretora-geral do Detran, Sawana Carvalho, esclarece que o condutor pode não querer realizar o teste do bafômetro e que a recusa apenas o exime do crime de trânsito, previsto no artigo 306 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). “Mas se o agente notar sinais de que o condutor está sob a influência de álcool, ele pode lavrar a autuação em caráter administrativo, preenchendo o formulário de embriaguez alcoólica”, explica. A gestora da autarquia diz ainda que, após a autuação, o condutor tem direito de defesa.

O formulário de embriaguez alcoólica é um instrumento legal para a lavratura da autuação, conforme o artigo 277 do CTB), mais especificamente no §2º, que dispõe: “A infração prevista no art. 165 (dirigir sob influência de álcool ou substância de efeito análogo) também poderá ser caracterizada mediante imagem, vídeo, constatação de sinais que indiquem, na forma disciplinada pelo Contran, alteração da capacidade psicomotora ou produção de quaisquer outras provas em direito admitidas”.

Sawana Carvalho relata que, apesar da polêmica nacional, no Acre vive-se uma realidade diversa de outros estados. “Ao realizar os testes de bafômetro, estamos tendo uma grande aceitação por parte dos condutores e lavrando menos autuações. Isso mostra a conscientização que pouco a pouco estamos conseguindo com os nossos motoristas”, afirma.

Fonte: Portal do Trânsito

terça-feira, 12 de março de 2013

'Balada Sem Álcool' é realizada na Orla da Atalaia

Muita alegria e reflexão sobre os cuidados com a vida no trânsito foram destaques em mais uma campanha da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), com o intuito de espalhar uma mensagem de paz nas vias da capital. Nesta vertente a Equipe de Educação para o Trânsito da SMTT, em parceria com a Companhia de Policiamento de Trânsito (CPTran) e Liga de Trauma da Universidade Federal de Sergipe (UFS), realizou na noite desta última sexta-feira, 8, a operação educativa 'Balada Sem Álcool' nos bares da Passarela do Caranguejo, orla da Atalaia.

De uma maneira descontraída, a mobilização percorreu os bares da Passarela do Caranguejo com o objetivo de conscientizar o público sobre os riscos de unir bebida alcoólica e direção. Além disso, orientadores de trânsito atuaram nas faixas de pedestres da Orla para auxiliar a travessia da população e orientar condutores e pedestres sobre a importância de respeitar a faixa. Para a educadora de Trânsito da SMTT, Selma da Mata, a ação busca diminuir em pelo menos 50% os índices de acidentes no trânsito.

"Nosso objetivo é alertar principalmente os jovens dessa mistura perigosa que muitos insistem em fazer. Nessa campanha além das orientações, incentivamos aos condutores que ao ingerirem bebida alcoólica, sigam para casa de uma maneira segura: carona, táxi, ônibus ou outro tipo de transporte que não seqüela outras vidas inocentes no trânsito. O ideal é que eles deixem o carro em casa para poder aproveitar com mais tranqüilidade a balada ou a festa com os amigos", coloca Selma da Mata.

Combinação Fatal

Os agentes da SMTT realizaram o teste do 'bafômetro' com os 'baladeiros' que aproveitam a noite de sexta-feira na Orla da Atalaia. O servidor público, Joel Santana, acha a campanha ótima. "Isso é muito importante, pois em diversos locais, várias pessoas insistem em ingerir álcool e dirigir logo em seguida. Eu mesmo passei por uma situação perigosa em que eu tive que alertar outro condutor, que estava pondo em perigo várias pessoas que seguiam na via. É muito importante campanhas deste tipo para conscientizar a população que direção e bebida alcoólica não combinam", afirma.

A turista de São Paulo, Priscila Pereira, apóia a campanha de conscientização do trânsito. "Acho bem legal e fico feliz que esse tipo de trabalho tem sido realizado nos bares da capital. O que me surpreende é que na minha cidade não se é feito esse tipo de campanha, o que mostra o diferencial de prevenção da vida que a SMTT, buscando realizar um verdadeiro trabalho de respeito ao trânsito", destaca Priscila.

O grupo de teatro da SMTT 'A gente na rua' fez uma apresentação que chamou muita atenção do público da Passarela do Caranguejo. Muita música, paródias e diversão fizeram o público dar muita risada e pensar também sobre esse assunto sério. "A intenção é mostrar de uma maneira bem alegre os perigos dessa mistura tão perigosa, mostrando ao condutor que quando ele bebe e dirigi logo em seguida, coloca não só a sua vida em risco, mas a vida de outras pessoas em perigo" comenta o integrante da Equipe de Educação para o Trânsito da SMTT, Mamute Teixeira.

Parceria

A representante da Liga de Traumas da UFS, Lívia de Jesus, acredita que esses tipos de campanhas são fundamentais para a promoção da paz no trânsito. "O trabalho que é realizado nesta campanha educativo busca promover a cultura de paz no trânsito. Nós estamos aqui com o objetivo de ter um trânsito mais humano, realizando um trabalho de prevenção para não ocorrer esses infelizes casos de morte. O mais importante dessas parcerias é de aumentar essa disseminação de educação, que já vem desde 2010, com a SMTT", diz.