No
fim da manhã desta sexta-feira, 12, o superintendente Municipal de
Transportes e Trânsito, Nelson Felipe da Silva Filho, recebeu em
reunião, na sede do órgão, integrantes da Organização Não Governamental
(ONG) Cilclo Urbano. O intuito do encontro foi a entrega de documento
que consta a contagem do número de ciclistas no cruzamento das avenidas
Augusto Franco (Rio de Janeiro) com Gonçalo Rollemberg Leite.
O
documento é fruto de um estudo desenvolvido pela ONG com o objetivo de
levar os dados e resultados levantados na pesquisa a Prefeitura
Municipal de Aracaju, a SMTT e demais órgão interessados. A intenção é
que a partir de tal levantamento possa ser feito uma melhor avaliação da
área para futuros projetos e intervenções no local. Além de fomentar a
implantação de políticas públicas que promovam a melhoria na
infraestrutura cicloviária da cidade.
De
acordo com o membro da ONG, Luciano Aranha, a pesquisa visa colaborar
com o poder público. “Escolhemos o cruzamento das avenidas Augusto
Franco com Gonçalo Rollemberg Leite para abrir a contagem porque lá foi o
primeiro local a ter uma ciclofaixa em Aracaju. Além disso, este é um
trecho importante entre várias zonas residenciais. Nosso intuito é
contribuir com a melhoria da infraestrutura cicloviária da cidade. Na
próxima semana estaremos desenvolvendo a contagem na avenida Ivo do
Prado “, conta.
Estudo
A
contagem de ciclistas aconteceu no dia 3 de abril de 2013, das 6h às
19h. A metodologia aplicada para quantificar o volume de ciclistas
consiste no preenchimento manual de uma planilha que contém a área
delimitadora das direções, sentido de chega e saída dos ciclistas no
local da pesquisa; tipo da bicicleta (cargueiro, serviço e normal); uso
de capacete, se o ciclista leva carona e o gênero do ciclista.
Em
treze horas de pesquisa 2.880 ciclistas passaram pelo cruzamento, uma
média de 222 ciclistas por hora. A partir da coleta dos dados os membros
da ONG puderam constatar que 2.757 (96%) dos ciclistas são homens e 123
(4%) são mulheres. Das bicicletas 221 (8%) são de serviço, 126 (5%) normais e 95 (3%) cargueiras. 66 (2%) ciclistas transitavam de capacete e 75 (3%) com carona.
Na analisa e origem/destino, foi visto que
a região do Bairro Siqueira Campos é a principal geradora de fluxo de
bicicletas. Os horários que foram observados o maior volume de
bicicletas foi das 7h às 8h, nesta uma hora 393 ciclistas passaram pelo
cruzamento, e das 18h às 19h, quando 554 ciclistas passaram pelo local.
Apoio
O
superintendente Nelson Felipe da Silva Filho parabenizou a ONG Ciclo
Urbano pelo estudo. “O envolvimento dos mais diversos setores da
sociedade no desenvolvimento de uma mobilidade urbana sustentável é
fundamental e torna o projeto da cidade que queremos mais consistente e
democrático. A ONG Ciclo Urbano está de parabéns por desenvolver este
estudo. Iremos enviá-lo também aos órgãos de infraestrutura para que em
cima dos dados levantados possamos desenvolver um projeto”, garante.
Fonte: Ascom PMA