sábado, 13 de abril de 2013

Estudo desenvolvido por ONG sobre infraestrutura cicloviária é apresentado

No fim da manhã desta sexta-feira, 12, o superintendente Municipal de Transportes e Trânsito, Nelson Felipe da Silva Filho, recebeu em reunião, na sede do órgão, integrantes da Organização Não Governamental (ONG) Cilclo Urbano. O intuito do encontro foi a entrega de documento que consta a contagem do número de ciclistas no cruzamento das avenidas Augusto Franco (Rio de Janeiro) com Gonçalo Rollemberg Leite.

O documento é fruto de um estudo desenvolvido pela ONG com o objetivo de levar os dados e resultados levantados na pesquisa a Prefeitura Municipal de Aracaju, a SMTT e demais órgão interessados. A intenção é que a partir de tal levantamento possa ser feito uma melhor avaliação da área para futuros projetos e intervenções no local. Além de fomentar a implantação de políticas públicas que promovam a melhoria na infraestrutura cicloviária da cidade.

De acordo com o membro da ONG, Luciano Aranha, a pesquisa visa colaborar com o poder público. “Escolhemos o cruzamento das avenidas Augusto Franco com Gonçalo Rollemberg Leite para abrir a contagem porque lá foi o primeiro local a ter uma ciclofaixa em Aracaju. Além disso, este é um trecho importante entre várias zonas residenciais. Nosso intuito é contribuir com a melhoria da infraestrutura cicloviária da cidade. Na próxima semana estaremos desenvolvendo a contagem na avenida Ivo do Prado “, conta.
Estudo

A contagem de ciclistas aconteceu no dia 3 de abril de 2013, das 6h às 19h. A metodologia aplicada para quantificar o volume de ciclistas consiste no preenchimento manual de uma planilha que contém a área delimitadora das direções, sentido de chega e saída dos ciclistas no local da pesquisa; tipo da bicicleta (cargueiro, serviço e normal); uso de capacete, se o ciclista leva carona e o gênero do ciclista.

Em treze horas de pesquisa 2.880 ciclistas passaram pelo cruzamento, uma média de 222 ciclistas por hora. A partir da coleta dos dados os membros da ONG puderam constatar que 2.757 (96%) dos ciclistas são homens e 123 (4%) são mulheres. Das bicicletas 221 (8%) são de  serviço, 126 (5%) normais e 95 (3%) cargueiras. 66 (2%) ciclistas transitavam de capacete e 75 (3%) com carona.

Na analisa e origem/destino, foi visto  que a região do Bairro Siqueira Campos é a principal geradora de fluxo de bicicletas. Os horários que foram observados o maior volume de bicicletas foi das 7h às 8h, nesta uma hora 393 ciclistas passaram pelo cruzamento, e das 18h às 19h, quando 554 ciclistas passaram pelo local.

Apoio
O superintendente Nelson Felipe da Silva Filho parabenizou a ONG Ciclo Urbano pelo estudo. “O envolvimento dos mais diversos setores da sociedade no desenvolvimento de uma mobilidade urbana sustentável é fundamental e torna o projeto da cidade que queremos mais consistente e democrático. A ONG Ciclo Urbano está de parabéns por desenvolver este estudo. Iremos enviá-lo também aos órgãos de infraestrutura para que em cima dos dados levantados possamos desenvolver um projeto”, garante.

Fonte: Ascom PMA

Transportes aprova comunicação de vencimento de multas e da CNH

A Comissão de Viação e Transportes  aprovou o Projeto de Lei 4049/12, que obriga os órgãos executivos de trânsito dos estados e do Distrito Federal a comunicar com 90 dias de antecedência o vencimento da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Pelo texto, do deputado Davi Alves Silva Júnior (PR-MA), os órgãos de trânsito também deverão informar eventuais infrações cometidas no ano anterior, a quantidade e data de vencimento dos pontos anotados na carteira.

Para o relator, deputado Jose Stédile (PSB-RS), muitas vezes, o condutor se esquece de verificar o prazo de validade da CNH, e fica sujeito a ser surpreendido pela fiscalização. “Considerando que não é, na maioria das vezes, uma atitude de má-fé, entendemos que a rigorosa punição prevista acaba sendo injusta”.

O relator lembra que a punição por dirigir com habilitação vencida consiste em infração gravíssima, punida coma multa e apreensão do documento. A legislação estabelece ainda que o veículo ficará retido até a apresentação de condutor habilitado.

Tramitação

A proposta segue para análise conclusiva da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Com informações da Agência Câmara

sexta-feira, 12 de abril de 2013

Cadeirinha e capacete são obrigatórios em passeio de bike

A bicicleta é um meio de transporte saudável e sustentável, que nos últimos anos tem deixado de ser vista apenas como uma opção para passeios e invadido as ruas de grandes cidades. Muitos pais ciclistas compartilham as pedaladas com os filhos pequenos, e para que a prática seja segura para todos, é preciso tomar alguns cuidados. O Código de Trânsito Brasileiro permite o transporte de outros passageiros na bicicleta, incluindo as crianças, contanto que seja em um “assento especial a ele destinado”.

A paulistana Silvia Ballan tem na bicicleta uma grande aliada. Tanto que, além de trabalhar como produtora de vídeo, é também bike anjo. Bike anjo é um ciclista experiente e apaixonado por esse meio de transporte, que ajuda de forma voluntária ciclistas iniciantes a andar com segurança nas cidades. Portanto, nada mais natural do que passar a paixão para suas filhas, Beatriz, 14 anos, e Marina, cinco anos, que tiveram seu primeiro passeio antes mesmo de completar o primeiro ano de vida.

Silvia conta que o momento certo de começar a carregar o bebê na cadeirinha é quando mãe e bebê se sentirem confortáveis. “O ciclista precisa estar seguro para passar isso pra criança”, diz. O pequeno também já deve sentar e firmar a cabeça sozinho. Segundo Silvia, isso costuma acontecer por volta dos 11 meses, quando a criança já se apoia em móveis, com todo o corpinho firme. Ela ressalta que, para dar certo, as seguranças física e psicológica são fundamentais.

Além de usar todos os equipamentos protetores, é importante conversar com a criança, explicar o comportamento adequado para que o passeio transcorra sem problemas, como não tentar sair da cadeirinha e não se movimentar bruscamente. Diariamente, os trajetos de ida e volta para o trabalho de Silvia e para a escola de Bia e Nina são percorridos sobre duas rodas. Segundo ela, a harmonia é essencial. “Nós conversamos, dividimos as ideias e as experiências do caminho como, por exemplo, quando vemos um carro ocupando a faixa de pedestres, conversamos entre nós sobre como isso é errado”, conta ela.

Itens indispensáveis

Existem dois tipos de cadeirinha, que podem ser instaladas na parte traseira ou na dianteira da bicicleta. A cadeira dianteira é fixada no guidão, e é indicada para os primeiros passeios. Já a traseira, mais indicada para crianças maiores, pode ser fixada no quadro ou no bagageiro.

Silvia recomenda a cadeira traseira com encosto de cabeça fixada no quadro, protetor nas laterais e no pé, e cinto de três pontos. Segundo ela, este tipo de produto proporciona um amortecimento em guias, buracos e outras irregularidades do solo, o que não acontece com a cadeira que fica presa ao bagageiro, que possui a altura do encosto até o ombro da criança e oferece pouca proteção lateral e para os pés. No entanto, ela ressalta que nem todos os modelos de bicicleta comportam uma cadeirinha.

Além da cadeirinha com cinto de segurança, o capacete é um acessório indispensável para garantir a segurança dos pequenos. Existem no mercado capacetes de diversos tamanhos, e é muito importante que ele esteja ajustado confortavelmente na cabeça da criança, nem apertado, nem solto.

Fonte: Terra

quinta-feira, 11 de abril de 2013

Déda anuncia isenção inédita de IPVA, taxas de licenciamento e anistia de débitos para motos até 125cc

Uma medida inédita que beneficiará motociclistas e profissionais que utilizam a moto como ferramenta de trabalho em todo o estado. 

Assim pode ser definido o pacote de medidas anunciado no final da manhã desta quarta-feira, 10, pelo governador Marcelo Déda, na sede do Departamento Estadual de Trânsito (Detran). 

Conforme anunciado, haverá a isenção total do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) e taxas de licenciamento das motocicletas até 125 cilindradas a partir de 2013, a anistia total dos débitos passados (não incluindo infrações de trânsito) dessas motocicletas, bem como a criação de um programa de parcelamento dos débitos do IPVA, válido para todos os veículos, oferecendo até 48 meses para pagar.

O governador Marcelo Déda assinou, diante de todos os presentes, o projeto de lei que institui a referida isenção para as motocicletas e o parcelamento dos débitos dos demais veículos, que será encaminhado ao Poder Legislativo para apreciação dos deputados estaduais. “Esta é uma medida que visa organizar cada vez mais o trânsito da capital e de todo o estado, avançando na modernização e pacificação, já que as motos sem o referido licenciamento são um risco para a segurança pública e para o próprio trânsito. Além disso, essa ação visa oferecer condições de legalização das motos em todo o estado, já que, em muitos casos, são o único veículo da família e até a ferramenta de trabalho”, contextualizou o governador.

Marcelo Déda também fez questão de ressaltar o empenho do vice-governador Jackson Barreto, e do diretor-presidente do Detran, Bosco Costa, na busca dessa solução que beneficiará, sobretudo, moradores do interior que utilizavam suas motocicletas em desconformidade com a legislação. “Estamos dando uma resposta a uma demanda que nos foi apresentada pelos motociclistas do interior que, em muitos casos, não tinham condições de legalizar suas motocicletas diante do alto valor das dívidas dos licenciamentos e impostos vencidos. O vice-governador, o presidente do Detran e o secretário da Fazenda se debruçaram sobre a questão e buscaram encontrar para proporcionar as condições de legalização”, destacou o governador.

Situação 
Na apresentação, o governador Marcelo Déda explicou que os débitos referentes aos licenciamentos e impostos vencidos chegava, em 2012, ao montante de R$ 17, 4 milhões. “Com essa isenção que buscamos oferecer, o Governo do Estado deixará de arrecadar cerca de R$ 2 milhões por ano para beneficiar os trabalhadores de baixa renda, os motofretistas, os operários, as empregadas domésticas e uma grande parcela da população que, graças à evolução da economia nacional desde o Governo Lula, puderam adquirir uma motocicleta ou motoneta para se locomover ou como ferramenta de trabalho”, lembrou.

O governador ressaltou que estas condições são válidas apenas para um veículo por pessoa, e as multas por infrações de trânsito não se enquadram nesse programa de parcelamento. A amplitude do programa pode ser demonstrada pela análise do universo de motos cadastradas em Sergipe, cujo total é 209.819, 125.067 são de até 125 cc, portanto a medida beneficiará 60% do total de motos existentes no estado.

Parcelamento 
O programa de redução de débitos e parcelamento prevê a redução de 95% das multas e 80% dos juros para pagamento dos débitos anteriores à vista. Para até 24 meses, são oferecidos descontos de 65% das multas por atraso e 50% dos juros. De 25 a 48 meses, são oferecidos a redução de 50% das multas por atraso e 40% dos juros. Estas medidas serão válidas para débitos até 1º de janeiro de 2013, inscritos ou não na dívida ativa. Os débitos a vencer não são abrangidos por este programa.

Marcelo Déda também determinou a formação de um grupo de trabalho da Secretaria da Fazenda e Detran com o objetivo de implantar o parcelamento do IPVA do exercício. A ideia é oferecer ao contribuinte a opção pagar o trIbuto em parcela única com desconto, ou parcelá-lo em até três vezes. Para implantar o parcelamento mudanças precisarão ser implantadas no sistema de processamento de dados. O governador autorizou a realização de estudos e das mudanças. "Nosso objetivo é que, no mais tardar, no exercício de 2014, esta opção de parcelamento já esteja à disposição do contribuinte do IPVA", afirmou Déda.

O anúncio das medidas contou com a presença do vice-governador Jackson Barreto; do secretário de Estado da Fazenda, João Andrade; o secretário da Casa Civil, Silvio Santos; o secretário da Comunicação, Carlos Cauê, o secretário adjunto da Segurança Pública, João Batista, além e dirigentes, funcionários do Detran, diversos outros secretários de Estado e representantes de instituições.

Fonte: ASN

segunda-feira, 8 de abril de 2013

Álcool está relacionado a 49% dos acidentes de trânsito

Estudo realizado pelo Ministério da Saúde em hospitais públicos revela que o consumo do álcool tem forte impacto nos atendimentos de urgência e emergência do Sistema Único de Saúde (SUS). O levantamento aponta que uma em cada cinco vítimas de trânsito atendidas nos prontos-socorros brasileiros ingeriram bebida alcoólica.

O estudo também mostra que 49% das pessoas que sofreram algum tipo de agressão consumiram bebida alcoólica. As principais vítimas são homens com idade entre 20 e 39 anos.

Os dados fazem parte do VIVA (Vigilância de violências e acidentes), estudo realizado pelo Ministério da Saúde em 71 hospitais que realizam atendimentos de urgência e emergência pelo SUS. Foram ouvidas 47 mil pessoas em todas as capitais e no Distrito Federal. Os dados foram coletados em 2011 e analisados no ano passado.

Padilha reforçou a importância de se obter informações qualificadas em saúde para que as ações de prevenção e de intervenção sejam cada vez mais eficientes.

“Estas informações que apresentamos aqui têm papel decisivo para que tenhamos, nós e todos os demais órgãos federais, estaduais e municipais, mais segurança para agir. Também vamos utilizá-las em nossas campanhas de conscientização de motoristas, passageiros e pedestres”, ressaltou.

Sinais de embriaguez está em boa parte dos envolvidos - O levantamento revela que entre as pessoas envolvidas em acidentes de trânsito, 22,3% dos condutores, 21,4% dos pedestres e 17,7% dos passageiros apresentavam sinais de embriaguez ou confirmaram consumo de álcool. Entre os atendimentos por acidentes, a faixa etária mais prevalente foi a de 20 a 39 anos (39,3%).

As vítimas mais acometidas por agressões estão nessa mesma faixa etária – 20 a 39 anos – e representam 56% dos casos. Em 2011, 28.352 homens com idade entre 20 a 39 anos foram assassinados e 16.460 perderam a vida no trânsito, o que corresponde a quase metade de óbitos registrados nesta faixa etária, 31,5% e 18,3%, respectivamente.

O VIVA também mostra que a proporção do consumo de bebida alcoólica entre os pacientes homens foi bem superior ao das mulheres: 54,3% dos homens que sofreram violência e 24,9% dos que sofreram acidente de trânsito tinham ingerido álcool, enquanto os índices entre as pessoas do sexo feminino foram de 31,5% e 10,2%, respectivamente.

O ministro em exercício das Cidades destacou que a Lei Seca, em vigor no país desde 2008, já começa a incitar mudanças significativas, como a redução de 24% das mortes no período do Carnaval 2013 (comparado ao do ano anterior). “Temos uma guerra no trânsito e isso tem de acabar.

Fiscalização, legislação efetiva e ações de conscientização são importantes para termos um trânsito seguro”, destacou Macedo. 

Fonte: Portal do Trânsito

Táxis e transporte escolar de Aracaju terão novo layout

A Prefeitura Municipal de Aracaju, por meio da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) – órgão ligado à Secretaria de Defesa Social e Cidadania – apresentou na manhã desta sexta-feira, 5, o novo layout dos táxis e do transporte escolar da capital. A alteração está em conformidade com o Decreto Municipal nº 4.235, de março de 2013. Os taxistas e permissionários do transporte escolar têm até o dia 1º de junho para adotar o novo layout.

Táxi

Agora os veículos passarão a ter em sua parte traseira e laterais duas faixas continuas verde e amarela refletivas. Terão plotados também o número de identificação do permissionário, a logomarca da SMTT e as palavras ‘Táxi Aracaju’ para identificar o serviço prestado. Os veículos que realizam o transporte tipo lotação passarão pela mesma mudança, no entanto, no espaço da lataria onde antes era escrito ‘lotação’ passará a ter a palavra ‘especial’. Os táxis que atendem ao aeroporto também serão identificados com a palavra ‘aeroporto’ plotada na lataria. A plotagem dos veículos custará aproximadamente R$ 90,00.

De acordo com o superintendente da SMTT, Nelson Felipe, o novo layout tem custo mais baixo para a categoria. “Quando comparado ao antigo layout, o custo da plotagem para os taxistas será em média R$ 40,00 mais barato. Não tomamos a decisão de mudar o layout de forma arbitrária, mas sim em conversa com a categoria que nos apontou tal necessidade. A plotagem dos veículos que prestam serviço de táxi é importante para nós da SMTT e para a população, já que contribui para a fiscalização e inibi o transporte clandestino”, afirma Nelson.

Transporte Escolar

Também haverá mudanças no layout dos veículos que prestam serviço de transporte escolar. Os veículos passarão a ter faixa amarela refletiva no fundo e nas laterais, identificados com a palavra ‘Escolar’, número de identificação do veículo e logomarca da SMTT.

Fonte: Ascom/SMTT-AJU

Maioria de acidentes ocorre por perda de concentração, diz estudo

Curiosidade por acidentes e bichos de estimação também distraem motoristas.

Parece que os telefones celulares não são a principal causa dos acidentes de trânsito. Um estudo realizado pela Bloomberg aponta a perda de concentração durante a condução  - normalmente causada pelo pensamento em outras coisas - como motivo de 62% das batidas causadas por distração. 
O uso de aparelhos celulares responde por apenas 12% destes acidentes. O estudo usou informações fornecidas pela Polícia, ou seja, o número de acidentes causados por distrações pode ser ainda maior. 

Vale lembrar que, de acordo com um estudo feito pela AAA Foundation for Traffic Safety, o motorista precisa tomar 20 decisões complexas a cada milha (ou 1,6 quilômetro) percorrida. Entre as outras causas de distração, o estudo da Bloomberg aponta a presença de animais de estimação no habitáculo do veículo e até a curiosidade em observar um acidente ocorrido no trajeto.

Fonte: Portal do Trânsito