Entraram em vigor esta semana as alterações no trânsito da avenida Delmiro Gouveia, localizada nas imediações do Shopping Riomar. Novos retornos, semáforos e mudanças na localização dos pontos de ônibus integram o projeto do Departamento de Planejamento e Sistemas (DPS) da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), que detectou a necessidade de mudança no local devido à ampliação do shopping e à quantidade de veículos nos acessos ao centro de compras.
Segundo o orientador de trânsito da SMTT Everton Santana, esse período é de adaptação, para que as pessoas se acostumem com as alterações. "Apesar de estar tudo bem sinalizado, nos primeiros dias houve muitas confusões. As pessoas ainda estavam sem entender direito o novo sistema. Agora elas já começaram a assimilar", explica ele.
Os agentes e orientadores de trânsito da SMTT estarão presentes no local durante as primeiras duas semanas após a mudança. "Na próxima semana virá outra equipe e vamos continuar orientando as pessoas. Na realidade ficaremos o tempo necessário para que a população se adéqüe", informa Everton.
Mudanças
Quem vai em direção à Zona Sul e quer retornar ao Centro precisa ficar atento aos retornos. "Para retornar ao Centro é necessário entrar na primeira à direita depois do shopping, fazer o retorno por trás do posto e seguir reto no sinal", explica o orientador de trânsito. O retorno em frente ao posto foi fechado e só será feito a 300 metros na frente, depois do novo semáforo. "Quem perder o retorno à direita no shopping, terá a opção de fazê-lo mais adiante", diz.
Já quem vem da Zona Sul e quer ir para o Shopping Riomar precisa entrar à esquerda logo depois do sinal. O retorno que ficava logo em frente à entrada do shopping foi fechado. O ponto de ônibus em direção ao Centro foi transferido para alguns metros atrás, quase em frente ao posto Shell.
Segundo a condutora Diana Belo, que sempre passa pelo local, a mudança nesse trecho era bastante necessária. "Foi muito bom a SMTT organizar essa região do Shopping Riomar, pois aquele retorno sem semáforo em frente ao posto Shell dificultava a vida dos motoristas e dos ciclistas também", lembra.