Os dados apontam para um aumento substancial dos acidentes com os ciclomotores ou motonetas. De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro é necessária Autorização para Condução de Ciclomotores-ACC, mas nossos órgãos de trânsito não fazem esta emissão.
Outro fator que deve ser levado ao cumprimento por esses condutores é a utilização de equipamentos básicos como capacete e portar documentação do veículo.
Infelizmente não existe fiscalização sob a desculpa de que o veículo não é registrado no cadastro de veículos e assim estamos vendo vidas serem ceifadas ao ponto dos hospitais estarem deixando de realizar cirurgias eletivas por não haver vaga nos leitos.
Especialistas e médicos socorristas do nosso estado já algum tempo vem alertando para o problema que ultrapassa a saúde e chega na segurança pública.
Mostra a estatística que os assaltos também tem aumentado com o uso destes ciclomotores justamente por não possuírem nada que caracterize ou ajude na identificação do veículo e dos indivíduos.
Sem participar de nenhum curso preparatório para condução destes veículos estes aspirantes a defunto continuam desfilando sob o olhar dos responsáveis pelo trânsito e colocando não só sua vida mas de muitos outros inocentes.
No município de Aracaju existia legislação que contemplava inscrição, registro e fiscalização mas por medida tão somente politiqueira a própria Câmara Municipal revogou a Lei sob desculpa de que os valores estavam acima das possibilidades dos proprietários.
Enquanto usarem desculpas e artifícios para não coibir estes acidentes muitos jovens continuam perdendo suas vidas e deixarão suas famílias com uma perda irreparável.
Nenhum comentário:
Postar um comentário