sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Estudo destaca características do BRT em 12 cidades brasileiras

Apresentar e relacionar as características do sistema de ônibus de trânsito rápido (BRT, na sigla em inglês) em 12 cidades brasileiras são os objetivos da publicação Estudos de BRT no Brasil, desenvolvido pela Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU).

A NTU defende no texto de introdução do estudo que a opção pelo BRT justifica-se por se tratar de uma alternativa de transporte de massa adequada a todo porte de cidade, destacando-se pelo baixo custo e menor tempo de implantação em relação a outros modais.

“Trata-se de um sistema em que os ônibus circulam em uma rede de canaletas exclusivas com atributos especiais, como múltiplas posições de paradas nas estações, possibilidade de ultrapassagem, embarque em nível, acessibilidade universal, veículo articulado, pagamento e controle fora do ônibus, bons espaços nas estações e sistema de informações aos usuários", destaca Otávio Vieira da Cunha Filho, presidente da diretoria executiva da NTU.

"Seus benefícios se refletem na fluidez e agilidade do deslocamento e, por consequência, na qualidade de vida do usuário, que passa a contar com um modal mais confortável, eficiente e seguro também do ponto de vista ambiental", acrescenta Filho.

Segundo o estudo, os projetos de BRT no Brasil estão em estágios diferentes de desenvolvimento. "Em alguns casos, alcançou-se uma etapa avançada em termos da concepção, da implantação e das perspectivas futuras  dos sistemas. 

Por exemplo, algumas cidades os conceberam como  parte de estratégias de desenvolvimento urbano em longo prazo, que vão muito além daquelas diretrizes impostas por planos diretores. Dessa forma, são utilizados não só para atender as demandas existentes, mas também direcionar o crescimento urbano em áreas de interesse."

Por outro lado, outras cidades demonstraram certa incipiência no processo de adoção do conceito BRT, de acordo com o levantamento. "Vários são os casos em que as iniciativas se resumem à criação de corredores B à operação de veículos de alta capacidade. É claro que benefícios significativos serão obtidos com essas iniciativas, mas existe a constatação de que muito mais poderia ser alcançado. Em particular, seria recomendável que esforços fossem realizados para viabilizar sistemas completamente integrados e criar corredores em áreas com demanda de passageiros já consolidada em diversos serviços fragmentados", sugere o trabalho.
As cidades cujos projetos foram analisados são: Belo Horizonte, Uberlândia (MG), Brasília, Campo Grande, Cascavel (PR), Curitiba, Maringá (PR), Porto Alegre, Rio de Janeiro, Salvador, Goiânia e Vitória.

Fonte: Portal EcoD. http://www.ecodesenvolvimento.org/posts/2012/fevereiro/estudo-destaca-caracteristicas-do-brt-em-12#ixzz27nJQLDIA

quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Dispositivos buscam manter motoristas atentos ao trânsito

Sono e segurança no trânsito não combinam. Por isso, algumas montadoras estão investindo em tecnologias que ajudam o condutor a se manter atento na estrada. As ferramentas vão desde alertas luminosos até dispositivos que reposicionam o carro na pista em caso de desvio involuntário.

A Ford desenvolveu um sistema de alerta aos motoristas - o Lane Keeping System - que monitora a trajetória do condutor na pista a fim de detectar sinais de fadiga ou sonolência. Previsto para ser integrado aos modelos Fusion e Explorer em 2013, o dispositivo funciona com base em informações captadas por uma câmera instalada no para-brisa do veículo, atrás do espelho retrovisor. A câmera é capaz de detectar as linhas divisórias da pista e estabelecer onde o carro deveria estar posicionado.

A partir dessa definição, o sistema acompanha os movimentos do condutor e transmite um aviso caso ele saia da pista ou faça mudanças bruscas na direção do veículo. Nesse caso, o Driver Alert System, que integra a ferramenta da Ford, produz um som com o objetivo de despertar o motorista. No painel também aparece um alerta luminoso no formato de uma xícara de café, uma recomendação para que o motorista pare para descansar. Porém, caso isso não seja feito e o sensor continue a detectar instabilidade na direção, outro som é emitido. O sistema só cessa os alertas quando o condutor para o carro e abre a porta, ou quando o motor é desligado.

O sistema ainda conta com outras duas ferramentas para garantir a segurança da direção a partir do monitoramento da posição do veículo na pista. O Lane Keeping Alert faz o volante vibrar quando o carro fica muito próximo às faixas divisórias, com tempo hábil para reação do motorista. O mecanismo pode ser complementado pelo Lane Keeping Aid, que atua girando o volante automaticamente, na medida necessária para reposicionar o veículo. Para que o comando não interfira em manobras pretendidas pelo motorista, basta sinalizar a conversão. O motorista ainda pode selecionar o modo de operação, utilizando as duas ferramentas (Alert e Aid) ou apenas uma delas.

Mecanismos analisam comportamento do condutor
A Mercedes-Benz também possui tecnologia para evitar acidentes causados pela sonolência dos motoristas. O Attention Assist, disponível no Brasil em novos modelos da classe C, analisa continuamente o comportamento de direção do condutor. A varredura busca detectar características típicas de sonolência ou desatenção. Caso haja risco, sinais sonoros e visuais são emitidos.

Como opção prática, uma empresa dinamarquesa desenvolveu o Anti Sleep Pilot (ASP), dispositivo portátil que calcula o nível de fadiga do condutor por meio de um perfil de risco (determinado por um questionário preenchido pelo motorista) e dados obtidos pelos sensores do aparelho, que identificam níveis relacionados a 26 fatores que interferem na direção.

O ASP ainda possui um sistema que mantém o motorista alerta por meio de testes sonoros produzidos com um intervalo entre 10 e 25 minutos. Para desativá-lo, o condutor deve tocar no aparelho uma vez. O tempo de reação é registrado e serve de base para o cálculo do nível de fadiga. Caso atinja um ponto crítico, o ASP emite sinais sonoros e visuais e recomenda a parada. A lógica funciona da mesma maneira em aplicativo, que custa US$ 19,90 e está disponível para iPhone. Hoje, o produto está esgotado segundo o site oficial, mas a previsão é de que novos aparelhos sejam disponibilizados. O valor é de US$ 179.

Fonte: Terra Brasil

quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Consciência Cidadã é destaque no XI Seminário de Educação para o Trânsito

Para encerrar as mobilizações da Semana Nacional de Trânsito, ocorreu na tarde desta terça-feira, 25, o XI Seminário de Educação para o Trânsito, com o tema 'Não exceda a velocidade - Preserve a Vida!'. O evento aconteceu no auditório do Sest/Senat e foi promovido pela Prefeitura Municipal de Aracaju, através da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT).

Dando início às palestras, o bispo auxiliar de Aracaju, Dom Henrique Soares, proferiu com o tema 'Comportamento e Cidadania', fazendo uma análise sobre consciência e humanização. "Hoje em dia a vida é vivida de forma superficial, não há mais uma valorização da própria vida e nem da vida da outra pessoa e é por isso que é tão importante a realização desta Semana Nacional de Trânsito, porque podemos mobilizar e conscientizar a sociedade sobre a grande importância da vida humana" aponta.

Para Dom Henrique, a questão do trânsito é ampla e por esse motivo deve-se construir uma sociedade cidadã que respeite cada um. "Não é só uma questão de cidadania, mas sim de humanização. É preciso observar que todos nós temos uma importância, só o fato de sermos seres humanos temos valor e isso ultrapassa as linhas de raça, credo, classe econômica ou religiosa. Somos sujeitos de sonhos que pensamos e idealizamos história e é por isso que devemos respeitar o valor infinito que todos nós possuímos", explica.

Após a apresentação do bispo, foi debatido o tema 'Mobilidade Urbana: Aracaju pede Passagem', com o professor de Arquitetura e Urbanismo da UNIT, Ricardo Mascarello. Dentre as questões explanadas, Mascarello exibiu os problemas que devem ser compreendidos sobre a mobilidade urbana e como podemos desenvolver políticas públicas para melhorar o deslocamento das pessoas na capital.

Segundo Ricardo, a vida depende de uma mobilidade realizada de forma eficiente e acessível para todas as pessoas. "A nossa vida depende do deslocamento, logo, essa questão está ligada ao dia-a-dia da sociedade e como ela pode se mover de um local para outro. Tudo isso é de extrema importância para uma melhor qualidade de vida da nossa capital e para que isso aconteça é válido promover uma mobilidade que possa atender os direitos de ir e vir de cada cidadão; trânsito com menos ativos poluentes; menos ruído; mais segurança; menos tempo perdido; transporte de qualidade e menos deslocamento e organização dos outros modais de deslocamento", destaca.

Além disso, o professor fez uma relação entre a qualidade ambiental e a mobilidade urbana, utilizando-se de questões como circulação; deslocamento; transporte; segurança; conforto e menos impacto ao ambiente. "É preciso pensar em alternativas pontuais específicas que possam garantir o desenvolvimento da nossa capital, mas também não devemos deixar de pensar em alternativas que não sejam válidas tanto para as pessoas como também para o meio ambiente", concluiu.

Finalizando as apresentações, Fábio Alves debateu o tema 'Velocidade: Mata e Sequela', mostrando os principais problemas traumatológicos enfrentados com os acidentes de trânsito e suas possíveis soluções para esse tipo de problema.

Presenças

Fizeram-se presentes também no evento o diretor do DETRAN, Bosco Costa; o promotor de Justiça, Daniel Carneiro; o tenente-coronel do DEPTRAN, Robson Ornellas; o Diretor de Trânsito da SMTT, major Paulo Paiva; a diretora do SEST/SENAT, Daniela Queiroz; os representantes do Corpo de Bombeiros, Sindicato dos taxistas, SMTT de Carira, Associação dos Motociclistas do Estado de Sergipe (AMO-SE), Delegacia de Delitos de Trânsito, dentre outros.

Fonte: Ascom Smtt

segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Palestra sobre cidadania e sensibilidade no trânsito

A Legião da Boa Vontade (LBV) realizará amanhã, 25, a palestra “Sensibilização sobre Cidadania no Trânsito”.  A aula educativa é destinada aos meninos e meninas atendidos pela LBV e tem o intuito de fortalecer discussões sobre a temática para que as crianças se tornem multiplicadoras de boas ações no transito.
A palestra será ministrada pelo Instrutor de trânsito Carlos Henrique Severo. A palestra acontecerá nos períodos da manhã e tarde, no Centro Comunitário de Assistência Social da LBV, localizada na Rua Reis Lima, 181, no Caic do bairro Industrial. 
Mais informações podem ser obtidas entrando em contato com a instituição através do telefone (79) 3215-1565.
Fonte: Portal Infonet

domingo, 23 de setembro de 2012

Empresa lança na Alemanha pneu que enche sozinho

A Goodyear apresentou durante a 64ª edição do Salão de Hannover (Alemanha, 20 a 27 de setembro) seu 1º pneu autoinflável, destinado a caminhões. Um regulador de pressão interna analisa se o nível está abaixo dos parâmetros normais, e em caso positivo se abre e permite a entrada de ar por um tubo, que contorna a circunferência dos pneus. 

Segundo a marca, as vantagens são a comodidade em não ter que parar para inflar o pneu murcho e mais economia de combustível (Foto: Divulgação)

Fonte: G1