sábado, 30 de março de 2013

Objeto solto dentro do carro pode virar arma contra passageiros

Na hora de preparar o carro para viajar, o motorista precisa ficar atento às malas. Tudo deve ser colocado no bagageiro. Bolsas, sapatos e outros objetos soltos dentro do carro podem ser um perigo para os passageiros.

Em menos de uma hora, a blitz da Polícia Rodoviária Federal na BR-101 no Espírito Santo flagrou motoristas com a bagagem solta no banco de trás do carro. Um motorista levava uma televisão. Outro tinha ventilador, bolsa, carrinho de bebê. Além de perigoso, transportar objeto solto pode dar multa.

O instrutor de direção e especialista em segurança do trabalho Paulo Cozendo alerta para o perigo. Ele fez as contas e afirma que quando um carro bate a 60 km/h, o objeto de 1 kg que está no banco de trás é projetado para frente pesando 50 kg. Na mesma velocidade, um objeto de 20 kg é jogado para frente pesando uma tonelada. Se o objeto foi de 70 kg, o impacto é de 3,5 toneladas.

Por isso, a PRF recomenda que até os objetos pequenos fiquem guardados nos compartimentos que existem dentro do carro.

Fonte: Portal do Trânsito

quinta-feira, 28 de março de 2013

Saiba porque usar amortecedor recondicionado é um risco

Componente mais importante na harmonização dos quesitos conforto e segurança do caminhão, o amortecedor é um componente que merece especial atenção na hora da reparação. Caso seja necessária a substituição, é recomendável não usar amortecedor recondicionado, considerado um risco à segurança do veículo

O amortecedor, item mais importante da suspensão, interfere não só na dirigibilidade do veículo, mas também na segurança dos ocupantes. Por isso, os motoristas devem ficar atentos à manutenção destes componentes. “O ideal é sempre instalar amortecedores novos e de boa qualidade já que envolvem a segurança no trânsito. Peças recondicionadas não são recomendadas”, alerta Jair Silva, supervisor de serviços da Nakata. Ele explica que quando o amortecedor esgota sua vida útil, todos seus componentes já sofreram desgaste. “A maioria dos recondicionadores substitui apenas o fluido, os componentes permanecem os mesmos”, acrescenta.

Sinais de desgaste

  Há duas maneiras para se identificar problemas nos amortecedores, fazendo uma inspeção visual ou observando alguns movimentos do veículo. “A peça pode quebrar, por exemplo, na fixação, bem como ocorrer vazamento de óleo, manchando-o de fluido”, explica. Silva conta também que movimentos do carro também podem ser alterados e o motorista ter dificuldade de fazer curvas ou balanço excessivo do automóvel ou caminhão. Essas situações são indícios de que os amortecedores não estão em boas condições de uso.

Carga excessiva

O amortecedor foi projetado para atender a uma determinada carga, estipulada pela montadora. “Carga excessiva prejudica a vida útil da peça. Se ultrapassar a tonelagem, sobrecarregará os amortecedores, reduzindo, assim, sua vida útil”, afirma o supervisor de serviços.

Sobre a Nakata

A Nakata, fabricante de autopeças para o mercado de reposição automotiva com uma linha completa de componentes para suspensão, transmissão, freios e motor, faz parte da Affinia Automotiva presente no Brasil desde 2004, com quatro unidades de negócios, incluindo fábrica, sede administrativa e dois centros de distribuição. Além da Nakata, a Affinia, que tem operações totalmente voltadas ao mercado da reposição automotiva, com amplo portfólio de produtos, também comercializa as marcas Spicer, Wix e Power Engine. A empresa dispõe de central de atendimento, catálogos eletrônicos, entre outros serviços. Participa do Programa Carro 100% / Caminhão 100%, iniciativa inédita no País que visa conscientizar o motorista sobre a importância da manutenção preventiva do veículo. Mais informações no site: www.affinia.com.br.

No mundo

A Affinia Automotiva pertence à Affinia Group, multinacional norte-americana líder mundial em fabricação e distribuição de componentes automotivos para o mercado de reposição, conta com 11 mil colaboradores, tem plantas em 11 países e comercializa produtos para mais de 70 países da América do Norte e Sul, Europa e Ásia, com faturamento global da ordem US$ 2 bilhões ao ano (exercício 2011).

Fonte: Portal do Trânsito

quarta-feira, 27 de março de 2013

Universitários participam de palestra educativa sobre segurança viária

Para abrir as ações da I Semana Municipal de Trânsito, a equipe da Coordenadoria da Educação para o Trânsito, da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), realizou na noite de segunda-feira, dia 25, a palestra ‘Corrente pela vida no Trânsito’ na Faculdade de Administração e Negócios de Sergipe (Fanese) para estudantes da instituição.

A palestra foi proferida pelo psicólogo da SMTT, Marco Aurélio, que abordou temas como violência no trânsito, riscos de unir bebida e direção, respeito às leis de trânsito, entre outros. Durante sua explanação o psicólogo chamou os presentes a uma reflexão sobre o termo ‘Acidentes de Trânsito’.

“No trânsito achamos que todos são vítimas. Se um condutor avança o sinal vermelho e colide com outro veículo, ferindo-se e ferindo outras pessoas, podemos dizer que isso foi um acidente? Ora, todos sabem que não é permitido avançar no sinal vermelho, que tal atitude expõe a sua vida e a vida dos outros a riscos, podemos então considerar que a situação colocada é um acidente? No trânsito temos vítimas e autores, mas nem sempre lembramos disso porque os autores na maioria das vezes não são punidos”, coloca.

Marco Aurélio destacou ainda que velocidade nos é vendida com algo atraente e positivo. “Muita gente ao comprar um veículo pensa no seu desempenho, na sua beleza. Prova disso, são os anúncios publicitários voltados para a venda de veículos, que destacam sempre a velocidade. Os itens de segurança pouco ou nada aparecem nestes anúncios. E o que gera esta cultura pela velocidade? Dados estatísticos alarmantes. Anualmente no Brasil 400 mil pessoas morrem vítimas da violência do trânsito. Para cada pessoa que morre, 19 sobrevivem e seis ficam com sequelas irreversíveis”, destaca o psicólogo.

Toda a palestra foi ilustrada por vídeos e fotos, tornando a abordagem mais dinâmica e atrativa para o público. Os estudantes tiveram a oportunidade de ver flagrantes de imprudências cometidas por motoristas de Aracaju captados pelas câmeras da Central de Inteligência da SMTT, além de assistirem a vídeos educativos.

Aprovação

A estudante do primeiro período de Recursos Humanos, Andréa do Carmo Silva, acredita que palestras que trazem temáticas como a violência no trânsito servem para chamar a atenção e despertar a consciência. “Gostei da palestra, achei muito interessante as orientações sobre como evitar acidentes. Infelizmente muita gente não sabe como se portar no trânsito e debates como este de hoje abrem a mente das pessoas e as fazem refletir sobre suas condutas”, aponta a estudante.

O estudante do 3º período de Administração, Alberson Palmeira Cruz, também aprovou o evento. “Muito bom. A palestra serviu para tirar várias dúvidas porque mostrou aspectos do trânsito que às vezes não conseguimos enxergar ou simplesmente ignoramos. Este espaço, sem dúvida, serviu para despertar a consciência”, afirma.

Programação

Até o dia 28 de março, a I Semana Municipal de Trânsito terá uma vasta programação com atividades voltadas principalmente ao público jovem, que é o público-alvo da Semana, como explica a coordenadora da Educação para o Trânsito da SMTT, Mônica Liberato. “Nesta primeira Semana Municipal de Trânsito estamos trabalhando com o tema ‘A juventude pode mudar a nossa história’. Apostamos nos jovens como público-alvo porque dados estatísticos apontam que os jovens na faixa etária de 19 a 30 anos são as maiores vítimas da violência no trânsito, não podemos assistir passivos ao crescimento deste triste dado. Temos que mostrar aos jovens que a mudança de sua conduta em relação ao trânsito pode salvar sua vida e a de outras pessoas”, lembra.

Nesta terça-feira, dia 26, a partir da 15h, educadores da SMTT irão levar a palestra ‘Corrente pela Vida no Trânsito’ aos alunos do Senac. Às 18h acontece blitz educativa em frente à Universidade Tiradentes (Unit), campus Farolândia, e às 19h30 os estudantes da instituição também terão a oportunidade de participar da palestra.

Fonte: Ascom/SMTT

domingo, 24 de março de 2013

SMTT vai investigar incêndio em ônibus da VCA

A Superintendência Municipal de Transporte Trânsito (SMTT) de Aracaju informou através de sua assessoria que irar apurar as causas do incêndio de um ônibus, ocorrido na noite da última sexta-feira (22), no Conjunto Rosa Maria, em São Cristóvão. De acordo com a assessoria, a equipe de fiscalização da diretoria de transporte público vai apurar todas as informações e iniciará os procedimentos administrativos.
O ônibus da empresa VCA pegou fogo e foi totalmente destruído na noite da última sexta-feira, 22. O veículo operava uma das linhas que atendem ao conjunto rosa Maria, em São Cristóvão, e de acordo com informações de testemunhas, foi tomado pelas chamas no momento em que parou em um ponto para desembarque de passageiros. O fogo foi controlado pelo Corpo de Bombeiros e motorista, cobrador e passageiros escaparam ilesos.
VCA
De acordo com informações fornecidas pela direção geral da empresa, o motorista teria relatado que trabalhava normalmente quando um passageiro fez um alerta sobre o fogo no veículo. De imediato, o motorista tentou apagar as chamas e sem sucesso, orientou que todos saíssem do ônibus, momento em que o fogo já se alastrava rapidamente.
Fonte: Portal Infonet