Era início da noite da última quinta-feira, 29, horário de grande tráfego de veículos na capital, quando o ônibus 8021 da empresa VCA quebrou na avenida Francisco Porto, próximo à esquina com Jorge Amado. A quebra do veículo ocasionou lentidão no trânsito, no entanto, esta situação, que poderia provocar maiores transtornos, foi solucionada depois que um cidadão acionou o Disk Trânsito, através do número 181.
De pronto, uma equipe da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) dirigiu-se até o local, organizando o fluxo de veículos até que o ônibus pudesse ser retirado da via para enfim o tráfego voltar à normalidade. Mesmo sendo um trabalho prestado diariamente pela SMTT, grande parte da população ainda não tem conhecimento desse serviço realizado pelos especialistas e técnicos em trânsito da Prefeitura de Aracaju.
Segundo o diretor de Trânsito da SMTT, major Paulo César Paiva, a preocupação com a fluidez no tráfego deve ser uma preocupação de todos. “O Disk Trânsito é um canal direto para que a população nos ajude a identificar e solucionar os problemas na mobilidade das vias da capital”, destaca.
O diretor acrescenta que o relato da quebra do ônibus é ilustrativo de como a cooperação dos condutores e dos pedestres é fundamental para manter ordem no trânsito. “A SMTT tem compromisso com a fluidez da cidade e reforça sempre a importância da atuação da sociedade para colaborar com este serviço. Foi através de um telefonema que nossa equipe pode se deslocar até o local e o ônibus quebrado pode ser removido de imediato, proporcionando a fluidez da avenida em minutos”, salienta o major Paiva.
Outros canais
Além do Disk Trânsito, os aracajuanos podem entrar em contato com a SMTT através das redes sociais que são monitoradas constantemente por funcionários da Assessoria de Comunicação do órgão, que estão sempre a postos para responder aos questionamentos dos condutores e repassar qualquer demanda ao setor competente.
Para participar como protagonista das ações de melhoria da mobilidade urbana de Aracaju é só seguir o Twitter da SMTT (@SMTT_AJU) e adicionar a Superintendência como amiga no Facebook. Quem quiser ficar informado sobre o que acontece no trânsito da cidade deve acompanhar as notícias no Portal da Mobilidade, atualizado diariamente.
Fonte: SMTT/AJU