sexta-feira, 6 de julho de 2012

Trânsito na ponte Aracaju/Barra será interditado nos dias 10, 11 e 12

Nos próximos dias 10, 11 e 12 de julho (terça, quarta e quinta, respectivamente), a Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra), via Departamento Estadual da Infraestrutura Rodoviária de Sergipe (DER), dará continuidade às ações de manutenção da ponte Construtor João Alves, entre os municípios de Aracaju e Barra dos Coqueiros.

Para que o trabalho seja executado em sua plenitude, o trânsito será interrompido para a realização de monitoramentos que servirão para análise do comportamento dinâmico da estrutura da ponte.

Nos três dias, as interrupções começam às 21h, com paradas em dez e dez minutos, totalizando seis interrupções. A partir das 23h, o trânsito será bloqueado em sua totalidade, sendo liberado às 23h45.

É importante frisar que a paralisação será necessária pela utilização de equipamentos do tipo sensores, que emitirão sinais da estrutura da ponte para um computador que estará instalado no local. Na intervenção, um caminhão vai se deslocar de uma extremidade a outra da ponte para que os sinais sejam emitidos. O resultado da análise será apresentado pela empresa LSE, que executará os serviços, após a conclusão da avaliação.

Fonte: ASN

Comissão de Transportes aprova curso para motorista pela web

A Comissão de Viação e Transportes aprovou nesta quarta-feira o projeto de lei 6.506/09 que permite que, nos cursos de formação de condutores, as aulas de direção defensiva, de conceitos básicos de proteção ao meio ambiente relacionados com o trânsito e de legislação de trânsito sejam realizados em modalidade não presencial, pela internet. As informações são da Agência Câmara.

De acordo com o deputado Lincoln Portela (PR-MG), autor do projeto, apesar de uma resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) prever os cursos na modalidade não presencial, não há nenhuma menção sobre a possibilidade de as aulas serem oferecidas pela internet. Para o deputado, o uso da rede virtual tem se tornado o meio mais popular para as ações de educação e informação em razão da facilidade de acesso e dos custos reduzidos. A proposta, que tramita em caráter conclusivo, ainda será analisada pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.

“As tecnologias utilizadas nos cursos não presenciais já permitem garantir, com adequado nível de confiança, a participação efetiva dos alunos nas atividades propostas, bem como a realização de avaliações com o objetivo de mensurar os conhecimentos absorvidos. Cabe destacar também que mesmo cursos a distância de graduação e pós-graduação estão sendo realizados no Brasil, com encontros presenciais esporádicos”, disse o relator, deputado Francisco Floriano (PR-RJ).

Ele ressaltou ainda que o texto da proposição determina que a regulamentação relacionada à formação de condutores, inclusive no que se refere à modalidade não presencial, continuará a cargo do Contran. ¿Em nosso entendimento, essa remissão à normatização do Contran permitirá que a educação a distância seja adotada com critérios que garantam o adequado preparo dos novos condutores de veículos, sem prejuízos para a segurança do trânsito”, completou.

Fonte: Terra Brasil

quinta-feira, 5 de julho de 2012

Sistema inteligente pode evitar distração do motorista

A distração dos motoristas é uma preocupação que vem crescendo no mesmo ritmo em que novos dispositivos de comunicação móvel são lançados no mercado. Os engenheiros do laboratório de Pesquisa e Inovação da Ford, nos Estados Unidos, estão desenvolvendo tecnologias para ajudar o motorista a manter a atenção no trânsito, com o gerenciamento inteligente da comunicação a bordo.

“Estamos pesquisando modos de usar a inteligência do veículo para ajudar o motorista”, diz Jeff Greenberg, líder técnico de Pesquisa e Inovação da montadora. “Dados de comando do veículo, dos sensores e condições da pista, e informações biométricas, como o pulso e respiração do condutor, podem ser usados para avaliar a sua carga de trabalho e ajudá-lo nas situações em que está sobrecarregado.”

Informações dos sistemas de assistência ao motorista podem ser usadas para avaliar as condições externas e o comportamento de quem está dirigindo. Ao mesmo tempo, a montadora norte-americana continua as pesquisas na área da saúde e bem-estar, com o desenvolvimento de banco biométrico e sensores de cinto de segurança e direção, que podem monitorar e avaliar com mais precisão o estado do condutor.

O avaliador de carga de trabalho do motorista é um algoritmo que analisa dados em tempo real dos sensores do veículo, como radares e câmeras, combinados com os comandos de uso do acelerador, freios e direção. O resultado é um sistema inteligente que permite o gerenciamento das comunicações a bordo com base na carga de trabalho em cada situação.

Os radares do sistema de monitoramento de pontos cegos, por exemplo, e a câmera de visão dianteira do sistema de manutenção do carro na faixa estão sempre a postos, mesmo quando não há nenhum alerta a ser feito ao condutor. Esses recursos poderiam indicar se há tráfego intenso na faixa quando se acessa uma rodovia.

Combinando esse conhecimento com o fato de o motorista ter pisado no acelerador para aumentar a velocidade, o avaliador de carga de trabalho pode determinar que não é uma boa hora para atender a uma ligação do celular. O carro poderia, inteligentemente, aplicar o dispositivo “Não incomode”, que já está disponível no sistema MyFord Touch, ajudando o motorista a manter a atenção na pista.

Dados biométricos
“Além de usar os dados já disponíveis nos veículos, estamos pesquisando novos caminhos para entender melhor o nível de tensão do motorista”, diz Gary Strumolo, gerente de Infotrônica da área de Pesquisa e Inovação da Ford. “Informações biométricas e de saúde do motorista podem nos ajudar a criar uma experiência melhor de direção.”

O uso de sensores biométricos voltados ao motorista ajudará a criar uma visão mais completa da sua carga de trabalho. A equipe de pesquisa construiu um assento biométrico para testar diferentes sensores e reunir dados sobre como o motorista responde a uma série de situações, com o objetivo de criar um modelo de comportamento. O sistema experimental utiliza sensores instalados no aro e raios da direção para captar informações. Qualquer pessoa que já tenha usado um aparelho de ginástica moderno, como esteiras, está familiarizada com esses sensores de batimento cardíaco.

Fonte: Portaldotransito

domingo, 1 de julho de 2012

Acidente na Adélia Franco deixa motociclista ferido

Na manhã deste domingo, 1º, um acidente de trânsito na avenida Adélia Franco, nas proximidades de um supermercado deixou um motociclista ferido. O fato ocorreu por volta das 9h30.
De acordo com populares o motociclista, ainda não identificado, se envolveu em uma colisão traseira com o veículo. Com o impacto o motociclista teve vários ferimentos no rosto e ficou aguardando atendimento sentando na pista por cerca de meia hora.
De acordo com policiais militares que estavam no local, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência e Emergência de Sergipe (Samu) foi acionado mais demorou meia hora para atender a ocorrência.
A informação é que o motociclista foi encaminhado para o Hospital de Urgência e Emergência de Sergipe (Huse).
 
Fonte: Portal infonet (Foto @Transito_Aju)