quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Prefeito de Aracaju anuncia ações para Mobilidade Urbana

Dentro do projeto de Mobilidade Urbana de Aracaju, o prefeito Edvaldo Nogueira apresentou na manhã de hoje, 14, três medidas para conduzir a cidade à Década de Ação pela Segurança Viária (2011-2020). O envolvimento direto com a Semana Nacional do Trânsito demonstra preocupação com o assunto, bem como licitação de concurso público para Agente de Mobilidade e Analista de Mobilidade e de ampliação da frota do Transporte Escolar.
Para a Semana Nacional do Trânsito, que acontece de 18 a 25 de setembro, o prefeito destacou a importância da programação extensa e elaborada para a sociedade. “É necessário que se reflita a respeito do assunto de forma mais harmônica e aprofundada. Com intervenções como esta, somos intuídos a perceber como podemos mudar e salvar vidas”, acredita o superintendente Antônio Samarone.

Campanhas educativas, seminários, palestras, exposições, oficinas e intervenções compõem a programação da Semana mais esperada por Aracaju. O Dia Mundial sem Carros será representado por uma “Rua Viva” durante dois dias no Centro da cidade com distribuição de mudas, exposição, paisagismo, área de lazer com atividades preparadas pelas secretarias municipais da Saúde, do Esporte e Lazer, da Educação, Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), Fundação Municipal do Trabalho (Fundat) e de Cultura e Turismo (Funcaju).

Outra novidade apresentada por Edvaldo Nogueira foi o concurso público para Agente da Mobilidade Urbana (com 200 vagas) e Analista de Mobilidade Urbana (com 05 vagas para engenheiro e arquiteto), bem como da licitação do transporte público, abrindo mais 125 vagas para Transporte Escolar. As medidas refletem o interesse e preocupação da administração pública em organizar a estrutura de mobilidade urbana para que se torne sustentável e segura nessa década. “Precisamos preparar a estrutura para as próximas gerações. Ações de médio a longo prazo surtem efeitos mais específicos nesse sentido”, finaliza Samarone.

Fonte: Ascom/SmttAju

Semana Nacional do Trânsito em Aracaju

A Semana Nacional de Trânsito em Aracaju é um evento realizado pela Prefeitura Municipal/SMTT, em parceria com diversos órgãos públicos e empresas. Neste ano, acontece de 18 a 25 de setembro, com o tema "Década Mundial de Ações para a Segurança no Trânsito - 2011/2020: juntos podemos salvar milhões de vidas".
A Semana vai promover atividades que serão distribuídas das mais variadas formas e acontecerão em pontos estratégicos da capital. “O objetivo é dialogar com a população sobre ações que podemos desenvolver no dia-a-dia para diminuir o número de acidentes no trânsito”, explica a coordenadora da Educação para o Trânsito da SMTT, Selma Dantas.
Na programação estão previstas palestras em instituições de ensino médio e superior, seminários, comandos educativos em pontos de maior fluxo de veículos e pedestres, exposição de equipamentos de segurança, jogos educativos, ônibus escola para atuar em escolas de ensino médio e dentro do estacionamento do Shopping Rio Mar, campanha ´Se beber não dirija´ na Orla e o projeto Rua Viva.

Idealizada pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), a Semana Nacional de Trânsito é um evento que acontece em todo o Brasil. Este ano tem como principais pilares a gestão nacional da segurança no trânsito; infraestrutura viária adequada; segurança dos veículos; comportamento e segurança dos usuários e atendimento ao trauma, assistência pré-hospitalar, hospitalar e reabilitação.

Fonte Ascom/SMTT Aracaju


domingo, 11 de setembro de 2011

Presidente do SETRANSP palestra no Café com Negócios da ACESE

Na manhã do dia 9, a 4ª edição do Café com Negócios, evento promovido pela Associação dos Comerciantes e Empresário do Estado de Sergipe – Acese –, contou com a participação do presidente do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Município de Aracaju – Setransp – Adierson Monteiro.
Para traçar um panorama da mobilidade urbana no país, Adierson citou o conceituado trabalho do urbanista Jaime Lerner, referência mundial em planejamento urbano, e convidou os presentes a assistir um vídeo produzido pela Associação Nacional das Empresas de Transporte Urbano – NTU – que analisa problemas já existentes apontando soluções para que as cidades escaparem do caos no trânsito.
Após a exibição, o presidente do Setransp chamou a atenção para uma recente pesquisa produzida pela Confederação Nacional da Indústria/Ibope. Intitulado ‘Retratos da Sociedade Brasileira: Locomoção Urbana’, o trabalho foi divulgado em agosto de 2011 apontando que o transporte coletivo é o principal meio de locomoção nas cidades para 42% dos entrevistados, sendo o ônibus o principal meio de locomoção utilizado com 34% das respostas. 
Desse modo, embora o transporte coletivo não seja o principal meio de locomoção da maioria da população brasileira, mais da metade necessita desse tipo de transporte. Nas grandes cidades (acima de 100 mil habitantes) a importância do transporte coletivo é ainda maior: é utilizado por 79% da população”, informou Adierson.
Outro problema importante apontado pela pesquisa e que já pode ser sentido na capital sergipana é a falta de agilidade no tempo de deslocamento. “Para 24% da população, a locomoção de sua residência para o trabalho ou escola leva mais de uma hora por dia. Quanto maior o tamanho do município, maior o tempo de locomoção. Nos municípios com até 20 mil habitantes, apenas 12% da população gasta mais de uma hora. Nos municípios com mais de 100 mil habitantes esse percentual sobe para 32%”, ressaltou o palestrante.
A explanação também abordou o alto custo do transporte público. “Ao contrário dos países desenvolvidos – onde a sociedade transfere recursos ao transporte público –, no Brasil é o transporte urbano sobre pneus que transfere recursos para o Estado na forma de impostos. Pior, são os tributos sobre a camada da população mais carente: os passageiros pagantes. Cerca de 30% do custo das tarifas são compostos de tributos e encargos”, alertou Adierson. 
Ele chamou a atenção para a necessidade de uma redução na carga tributária incidente sobre o serviço. “Há mais de 20 anos a NTU fez uma proposta ao Governo Federal para a redução do imposto sobre o óleo diesel em 50%, o que reduziria em até 7% os custos do transporte. Até o momento, no entanto, nenhuma resposta nos foi dada”, disse ele.
Concordando que o veículo particular não pode pagar o mesmo valor pelo combustível que o transporte público, um serviço essencial, a plateia foi unânime em dizer que é preciso um maior envolvimento da sociedade na discussão do valor da tarifa. “Poucos conhecem os itens que são contemplados na composição da passagem de ônibus. Poucos sabem também o exato peso da carga tributária que incide sobre o serviço. Se a tarifa é pública todos têm que conhecer”, destaca Alexandre Porto, presidente da Acese.
Também se manifestando a respeito, Marcos Pinheiro, diretor da Pinheiro Vigilância, frisou que a classe empresarial, maior fatia impactada pela tarifa através do vale-transporte, precisa participar mais ativamente dessa discussão. Outro assunto que, segundo ele, merece atenção são as gratuidades. “Gratuidade não existe. Para não ter impacto é preciso que seja definida fonte de custeio”, declarou.
Fonte: SETRANSP