sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Dilma quer reduzir pela metade número de mortes no trânsito até 2020

A presidenta Dilma Rousseff afirmou hoje (21), ao lançar campanha permanente pela redução de acidentes de trânsito, que promover a paz nas estradas brasileiras é um compromisso do governo. Vestindo uma camisa com o rosto de Rafael Mascarenhas, filho mais novo da atriz Cissa Guimarães, que morreu atropelado há dois anos, Dilma homenageou todas as mães que perderam filhos no trânsito.

“Eu queria iniciar cumprimentando a Cissa Guimarães. Eu estou aqui com a camisa do Rafael porque eu quero iniciar homenageando todas as mães, todos os pais, todos os parentes que sofreram perdas como a da Cissa. São perdas irreparáveis (…) Juntos podemos fazer do trânsito uma oportunidade de exercitar nossa solidariedade e nossa prudência. Nossa cidadania e nosso respeito a esse bem que todos nós sabemos que é o mais precioso de todos, que é a vida”, afirmou.

O ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro, afirmou que a meta do governo ao lançar a campanha é reduzir pela metade o número de mortes por acidentes de trânsito no Brasil até 2020. Em 2010, 42.844 pessoas morreram nas estradas e ruas do país.

“Derrubar à metade o número de mortes significa salvar a vida de 21 mil pessoas a cada doze meses. Não podemos desperdiçar nosso futuro, desperdiçar tantas vidas. Nossas estradas não podem ser ralos por onde escoa a vida (…) Eu tenho certeza que [com a campanha] vamos alcançar os resultados”, disse o ministro.

Cissa Guimarães pediu penas mais severas para quem descumpre as leis de trânsito e disse esperar que a campanha lançada pelo governo promova uma mudança de comportamento na sociedade. O ex-piloto de Fórmula 1 Emerson Fittipaldi afirmou que a estatística de acidentes de trânsito no Brasil é assustadora e por isso o lançamento da campanha representa um dia histórico. Segundo ele, a campanha vai deixar um legado para as próximas gerações.

Fonte: Blog do Planalto

Seinfra/SMTT destacam mudanças no trânsito sobre viaduto

O secretário da Infraestrutura, Valmor Barbosa e o superintendente de Trânsito de Aracaju, Antonio Fernando Menezes Nunes, reuniram a imprensa hoje pela manhã no canteiro de obras da duplicação do viaduto do Detran para uma entrevista coletiva. No encontro foram apresentados os detalhes da intervenção no tráfego de veículos na Avenida Tancredo Neves e ruas próximas à construção.
As mudanças que irão acontecer no sábado, 22, das 14h às 17h, e no domingo, 23 das 5h30 às 17h30, são em função do avanço da obra. O secretário Valmor Barbosa explicou que nesses dois dias serão lançadas as primeiras 14 vigas pré-moldadas de um total de 112. “Cada peça de concreto armado tem 27 metros de comprimento e pesa 34 toneladas. O transporte dela do local onde é fabricada até a estrutura do viaduto é feito por uma carreta especial. Para garantir a segurança dos operários e dos condutores se faz necessária à interdição veículos no local”, ressaltou.
O secretário explicou também aos jornalistas que o lançamento das vigas que vão formar o piso do viaduto só é possível porque as etapas anteriores da obra foram cumpridas a exemplo do cravamento de estacas metálicas, concretagem dos blocos, elevação dos pilares e as travessas de apoio.
Sobre as intervenções no tráfego local, o diretor de Trânsito da SMTT, major Paulo Paiva, informou que a Rua Moizete L. Mendonça(ao lado do prédio do Detran) terá o sentido do fluxo invertido. “Já a Avenida Tancredo Neves no trecho compreendido entre o Detran e o final do viaduto em obras do lado do conjunto Médici, a via será de mão dupla, evitando que os veículos transitem sobre o viaduto existente no momento de transporte e lançamento das vigas pré-moldadas”.
O representante da SMTT também declarou que haverá publicação nos jornais diários e distribuição de panfletos informando rotas e horários das mudanças para os moradores dos conjuntos habitacionais próximos a obra.
Fonte: Ascom Seinfra

quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Campanha sem punição não muda a realidade

Trânsito – Campanha sem punição não muda a realidade - 
por Sydnei Ulisses*

Semana do trânsito tenta conscientizar jovens da importância de evitar excesso de velocidade para preservar a vida. Entendo a disposição das autoridades, mas, penso de nada servirá outra campanha sem políticas comprometidas com o combate a impunidade generalizada.
Já em 2007 o ibope apontou a triste realidade de que 60% dos condutores de motocicletas e 30% dos condutores de automóveis o fazem sem ter passado por qualquer treinamento e por óbvio sem a necessária habilitação.
Nossos ciclistas transitam na esquerda da via como se fossem orientados para isso, sobretudo trabalhadores e jovens que utilizam este meio de transporte como alternativa para fugir do custo das passagens de ônibus.  A conseqüência é que cinco ciclistas já perderam a vida só no primeiro semestre de 2012 em Aracaju.
Nos Centros de Formação de Condutores, as auto-escolas, o assédio dos alunos é sempre para não cumprirem a carga horária para o curso teórico e prático, pouco se importam com o aprendizado que de fato será o único durante toda a vida.
Pais querendo baratear o custo da habilitação para seus filhos também é comum, assim, sem qualquer condição de formar condutor, montam balizas e transitam nas ruas cometendo a irresponsabilidade de entregar a direção dos veículos a seus filhos.
As instituições se recusam a discutir o tema, e mesmo as escolas que tem a possibilidade de incluir trânsito como disciplina extracurricular no ensino médio, beneficiando os alunos com a liberação dos cursos teóricos das auto-escolas, não o fazem.
Fato é que a semana de trânsito está mais para jogo de cena do que a vontade efetiva de intervir no numero de vitimas, de outra forma as políticas seriam canalizadas para chegar especialmente nas escolas de ensino médio, publico que ocupa as vias sem estarem minimamente preparados, seja nas bicicletas dos jovens de menor renda, seja nos veículos modernos e caros dos filhos das famílias abastadas. A diferença básica é que os jovens pobres são os atropelados e os mais endinheirados se arrebentam nos postes e capotamentos.
Fiscalizar e tirar das vias os não habilitados, punindo-os nos termos da Lei, atribuindo ás famílias e as instituições de toda natureza, inclusive as religiosas, a necessidade de tratar o tema com a seriedade necessária para evitar que nossos jovens continuem sendo mortos, é que de fato pode mudar a realidade vivida em Aracaju e na maioria das cidades brasileiras.
* Instrutor de trânsito - sydneiulisses@gmail.com
Fonte: Artigo publicado no Portal Infonet (blog Claudio Nunes) http://migre.me/aMCZc

quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Tráfego nas imediações do viaduto do Detran será alterado

O Governo do Estado de Sergipe, através da Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra), e do Departamento de Estradas e Rodagens (DER), vem executando a duplicação do Viaduto do Detran. A obra proporcionará mais fluidez no tráfego de veículos, duplicando a capacidade do atual viaduto e criando um novo anel viário, que facilitará o escoamento do trânsito nos bairros Ponto Novo, Sol Nascente e Jabotiana.

Em função do estágio atual da obra, entre os dias 22 e 23 do corrente mês, estarão sendo lançadas vigas pré-moldadas sobre os pilares. Para tanto se faz necessária algumas intervenções e mudanças no tráfego nas imediações da referida obra. As intervenções se darão nos seguintes horários: no dia 22 (sábado) das 14h às 17h e no dia 23 (domingo) das 05h30 às 17h.

As intervenções serão na Rua Moizete L. Mendonça, que terá o sentido do fluxo invertido, e na Avenida Tancredo Neves, no trecho compreendido entre o Detran e o final do viaduto em obras.

Em virtude da alteração de transito no local, o secretário de Estado de Infraestrutura, Valmor Barbosa  e o gestor da Superintendência Municipal de Transporte e Transito (SMTT), Antonio Fernando Menezes Nunes concederão entrevista nesta quinta-feira, 20, às 8h, no canteiro da obra de duplicação do Viaduto do Detran.

Fonte: Secom Governo

terça-feira, 18 de setembro de 2012

Proposta obriga usuários de skate, patinete e patins a usar equipamentos de segurança

A Câmara analisa o Projeto de Lei 3772/12, do deputado Onyx Lorenzoni (DEM-RS), que torna obrigatório o uso de equipamentos de segurança para quem anda de skate, patinete e patins.

Segundo a proposta, os usuários deverão usar capacete com viseira ou óculos protetores, joelheiras e cotoveleiras. À noite, será obrigatório ainda o colete com sinalização refletiva.

A proposta altera a Código de Trânsito Brasileiro (CTB – Lei 9.503/97) que obriga apenas os condutores de moto a usar esse tipo de equipamento.

Segundo Onyx Lorenzoni, crianças e adolescentes usam cada vez mais esses meios de locomoção e podem sofrer acidentes graves. “Sobre rodas, as crianças e adolescentes ganham velocidade e a queda tem impacto bem maior, por isso seu uso deve ser acompanhado de equipamentos de segurança, evitando a ocorrência de ferimentos graves”, afirmou.

As lesões mais frequentes, de acordo com o deputado, são as faciais, principalmente nos dentes, e traumatismo craniano, que poderia ser evitado com o uso de capacete.

Tramitação
A proposta tramita em caráter conclusivo e será analisada pelas comissões de Viação e Transportes; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Fonte: TransitoManaus

segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Pela segurança, ciclistas também devem respeitar regras de trânsito

Andar de bicicleta é ótimo para a saúde, bom para a fluidez do trânsito e muito melhor para o planeta, porém nos últimos dias muitos acidentes ocorreram em diversas cidades do país envolvendo ciclistas. Para evitar estas tragédias, como em todas as outras condições, deve-se ter muito cuidado e respeito com as leis de trânsito.

Segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), a bicicleta é um veículo (de propulsão humana) e o ciclista, por este motivo, quando está pedalando, deve respeitar todas as regras de trânsito, como semáforos, sinalização e circulação na mão correta de direção. “As bicicletas são frágeis e vulneráveis e por isso os demais veículos devem zelar pela segurança dos ciclistas, mas estes também devem respeitar as leis para não contribuir com atitudes de risco”, afirma Elaine Sizilo, especialista e consultora do Portal do Trânsito.

De acordo com o CTB os ciclistas devem utilizar ciclofaixas, ciclovias ou acostamentos. Quando não houver, devem usar o bordo direito da pista, no mesmo sentido dos demais veículos. “É proibido ao ciclista andar na contramão dos carros, o que é muito comum de se observar nas vias brasileiras”, destaca Sizilo. Ainda segundo o CTB, é proibido pedalar em calçadas, passarelas e outras vias exclusivas para pedestres. “Nesse caso, o ciclista deve sair da bicicleta e empurrá-la, assim equipara-se em direitos e deveres com os pedestres”, diz a especialista.

Regras para os ciclistas
O ciclista, para zelar pela sua segurança, deve usar sempre equipamentos como capacete, óculos ou viseira, cotoveleiras, joelheiras e roupas apropriadas, claras e coloridas. O capacete pode diminuir em até 90% a chance de traumatismo craniano em caso de queda.

O CTB define também alguns equipamentos como obrigatórios em bicicletas: espelho retrovisor esquerdo, campainha, refletores (olhos de gato) dianteiro, traseiro e laterais.

Outros cuidados básicos: maior atenção nas conversões e cruzamentos, estes são os locais de maior índice de acidentes. Os ciclistas devem sinalizar sempre a intenção de realizar alguma manobra, devem evitar também ruas muito movimentadas (grandes avenidas, rodovias). “O ciclista tem que estar muito atento com veículos estacionados, pois uma porta pode se abrir a qualquer momento, além disso, deve ter atenção com saídas de garagem”, alerta Sizilo.

Ciclistas em grupo devem trafegar em filas. Outra recomendação é utilizar a bicicleta apenas para pequenas e médias distâncias.
Regras para os motoristas
Os motoristas também devem seguir regras para evitar acidentes com ciclistas. A principal delas é manter distância lateral de pelo menos 1,5 m da bicicleta. “O condutor de veículo deve conferir constantemente a presença de ciclistas através dos retrovisores, com especial atenção aos pontos cegos. À noite, entender que é mais difícil notar os ciclistas”, diz Sizilo.
“Os veículos de maior porte são responsáveis pelos de menor, por isso é muito importante que os condutores respeitem a fragilidade do ciclista e tenham atenção constante a estes usuários do trânsito, que é um espaço de todos”, conclui a especialista.

Fonte: Por Mariana Czerwonka (Portal do Trânsito)