sábado, 17 de março de 2012

PM divulga resultado da Operação Lei Seca através da CPTran

A Polícia Militar, através da Companhia de Polícia de Trânsito (CPTran), divulga o resultado da Operação Lei Seca. A ação, que teve o apoio de 25 policiais militares, começou às 23h da sexta-feira, 16, na Avenida Delmiro Gouveia, nas proximidades do Shopping Riomar, e terminou às 5h de hoje.

Durante os trabalhos, foram realizados 721 testes com o etilômetro, a partir dos quais 21 condutores foram notificados por apresentar algum indício de embriaguez. Deste total, nove foram conduzidos à Delegacia Plantonista por apresentar teor alcoólico acima de 0,33mg/l de ar expelido pelos pulmões.

Ainda na Operação, oito condutores recusaram-se a realizar o teste do etilômetro e quatro apresentaram índice de teor alcoólico entre 0,15 e 0,33mg/l, sendo aplicadas apenas as medidas administrativas previstas no artigo 165 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). No total, três veículos foram removidos ao galpão do Departamento Estadual de Trânsito de Sergipe (Detran), porque os condutores não apresentaram ninguém habilitado para conduzir o veículo.

Segundo a CPTran, foram confeccionados 30 autos de infração de trânsito durante a operação, que teve o apoio da delegada de delitos de trânsito, Georlize Teles, e de sua equipe, além de uma guarnição da Companhia de Polícia de Radiopatrulha (CPRp), que fez a segurança da Operação.

Os trabalhos foram comandados pelo capitão Fábio Machado, comandante da CPTran, que destacou a grande quantidade de pessoas que se dispuseram a realizar o teste do etilômetro, mesmo sabendo que não é obrigatório. “Outro ponto positivo é que a maioria dos condutores apresentou índice de teor alcoólico zero ou dentro da margem de tolerância, que é de até 0,14mg/l”, frisou o oficial.

Fonte: Ascom/PM

sexta-feira, 16 de março de 2012

Avenida Tancredo Neves ganhará complexo viário

Uma nova avenida, um novo corredor de trânsito e uma obra social. É assim que poderá ser definida a nova avenida que interligará o Centro de Aracaju, através do bairro Jardins e Beira Rio (bairro Ignácio Barbosa) até o conjunto Augusto Franco (Farolândia). A ponte sobre o rio Poxim já está pronta e, nesta quinta-feira, 15, o prefeito Edvaldo Nogueira autorizou a construção de um viaduto que será construído na Tancredo Neves, perpassando o cruzamento das avenidas Iolanda Pinto e Paulo VI.

Orçada em R$ 26,8 milhões, a obra tem prazo de execução de 540 dias e será realizada pela Construtora Celi, empresa vencedora da licitação. Durante a solenidade de assinatura, Edvaldo lembrou aos presentes que começou a planejar a obra no ano de 2006, quando assumiu a chefia do executivo municipal.

"Essa é mais uma obra estruturante que demonstra o compromisso da Prefeitura de Aracaju com a mobilidade urbana e mais uma prova de que estamos trabalhando para preparar a cidade para o futuro", destacou o prefeito, afirmando que a obra vai valorizar a região e ajudar a mudar para melhor a face da capital, contribuindo para o seu progresso e desenvolvimento.

Custeada com recursos provenientes do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), a obra compreende a construção de um viaduto na avenida Tancredo Neves e a infraestrutura de ligação da avenida Iolanda Pinto com a Paulo VI, encontrando a avenida Canal 4, no Augusto Franco, até a avenida Heráclito Rollemberg, com acesso à Alexandro Alcino Porto. De acordo com o presidente da Empresa Municipal de Obras e Urbanização, Osvaldo Nascimento, "com a conclusão da elevação da Tancredo Neves e do mergulhão, o trânsito de Aracaju vai melhorar significativamente", disse.

O presidente da Celi, Luciano Barreto, compareceu à solenidade e disse que, no que depender da construtora, a obra será entregue dentro do prazo. "Essa é uma obra de grande importância, principalmente neste momento em que o prefeito, ao lado do superintendente Antônio Samarone, está fazendo um grande esforço para melhorar a mobilidade urbana em Aracaju", observou Luciano Barreto, afirmando que, com o apoio da prefeitura, a obra pode até ser entregue antes do prazo.

O superintendente de Transportes e Trânsito da capital, Antônio Samarone, explicou que a população será avisada com antecedência sobre as mudanças que serão implementadas no trânsito por conta das obras. "As equipes da engenharia conseguiram encontrar as melhores alternativas . Esse é o famoso transtorno bom, porque rapidamente a população terá uma obra que irá contribuir significativamente para a fluidez do trânsito na capital", pontuou Samarone, destacando que o transtorno é temporário, mas os benefícios serão permanentes.

Fonte: SMTT-Aracaju

domingo, 11 de março de 2012

Estacionamentos Preferenciais


As vagas de estacionamento para idosos e deficientes foram regulamentadas e garantidas por lei, a partir da vigência das resoluções 303 e 304/2008 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

Dessa forma, todas as cidades brasileiras são obrigadas a destinar 3% das vagas de estacionamento público para idosos e 2% para deficientes. Porém, grande parte dos condutores de veículos ainda desrespeita a legislação e estaciona nas vagas preferenciais.
O Código de Trânsito Brasileiro (Lei 9.503/97), em seu Art. 181, inciso XVII, determina que estacionar o veículo em desacordo com a sinalização para vagas exclusivas é uma infração leve, que enseja três pontos na habilitação, além de uma multa no valor de 54 reais e remoção do veículo.

Segundo a SMTT-AJU a fiscalização é feita diariamente nesse locais mas para nós que andamos no dia a dia não podemos garantir tal afirmação.

O absurdo chega a tal ponto que uma rede de supermercados aluga seu espaço no estacionamento para que empresas possam realizar campanhas promocionais e estes stands são montados justamente nas vagas para idoso e deficiente.

Consultando o encarregado desse supermercado ele disse que o estacionamento tem outras vagas para servir e por isso não haveria problema algum.

Diante dessa resposta mantivemos contato com o 118 da SMTT e como resposta obtivemos que ali era uma área particular e portanto nada poderia fazer a não ser que o supermercado ligasse solicitando a presença de agente de trânsito.
Assim só podemos avaliar que ficamos a disposição de interesses a aplicação da referida legislação e não aos verdadeiros propósitos a que a mesma dispõe.

Como sugestão, que a SMTT-AJU apresente um projeto de Lei na Câmara Municipal, criando a Campanha Educativa "Multa Moral" de respeito às vagas de estacionamento destinadas a idosos e deficientes, como outras cidades estão realizando.

A campanha seria para distribuição de folhetos informativos e educativos sobre as necessidades e direitos específicos das pessoas idosas e dos portadoras de deficiências físicas para estacionamento dos veículos por elas conduzidos.

Nesse projeto de lei, constará artigo autorizando a confecção dos folhetos pela iniciativa privada, podendo ainda as empresas utilizar 1/5 do panfleto para realizar publicidade. A distribuição seria realizada pelo Poder  Público e pela própria empresa, em áreas de estacionamento público e privado, estabelecimentos industriais, comerciais e de serviços, eventos públicos, estabelecimentos escolares públicos e privados, de ensino fundamental, médio e superior, igrejas, e outros locais a critério dos interessados.

Mesmo com toda essa discussão sobre o tema "Mobilidade Urbana" cabe a população continuar vigilante e denunciando os abusos cometidos por alguns condutores e empresas que desrespeitam o direito dos outros de "Ir e Vir" tão difundido nesse século.

Da Redação