quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Abuso sob o olhar permissivo dos órgãos de trânsito


Um lugar que merece ser preservado e contemplado por todos não somente pelos aracajuanos, mas também todos os sergipanos que recebem ali diversos visitantes e turistas. A Ilha do Paraíso ou Viral é um espaço que há muito tempo vem sendo usado como ponto de lazer e descanso por todos que adoram um dia diferente e em família. Contemplando a natureza.
Neste ano a coisa tem se tornado abusivo e perigoso quando nos referimos ao trânsito de veículos no local, que há qualquer momento teremos notícias ruins sobre atropelamento e morte.
O local vem sendo utilizado inclusive como área de ensino, por parte de pais irresponsáveis e moradores dos condomínios da região (abastardos), com aulas de direção e utilização de quadriciclos por menores.
Pois bem neste feriado de 7 de setembro o abuso foi enorme e mais sob olhares e aplausos de muitos que no local estavam. São carros com tração 4x4 que se exibem e abusam e cometem infração de trânsito podendo até chegar em crimes de trânsito sem falar no crime ambiental. Foram plantados coqueiros no local para justamente aumentar a área com sombras, e simplesmente os carros no dia de ontem(07/09) foram destruíndo aos poucos.

Há um ano não estamos mais encontrando  o caranguejinho passeando no local pois o piso(areia) já esta ficando totalmente compactado e com isso destruindo o habitat daqueles seres.
Não se concebe por parte daqueles que utilizam seus veículos para também utilizarem o local para lazer, usar com desculpa que não tem lancha nem qualquer tipo de embarcação. Perguntamos então como essas mesmas pessoas chegam na Crôa do Goré? Como resposta obtivemos : “Ah... ai é diferente”.
É de se lamentar a imponência de muitos apresentando seus possantes e potentes carros sob o olhar das autoridades de trânsito contando com isso com sua complascência, pois a sua falta de fiscalização está comprometendo o meio ambiente.
Não se concebe o poder público responsável pelo gerenciamento do trânsito apresentar desculpas de que “Não temos pessoal suficiente” para tal investida. Imagina se essa resposta for de todos os setores que tem constitucionalmente responsabilidade em defesa de uma sociedade?
Não há desculpas para que se permita tais absurdos pois em assim continuando será esse mesmo poder responsabilizado por fatos e danos causados a qualquer cidadão que procura aquele lugar para diversão com sua família.
Vamos aguardar que tanto a SMTT Aracaju e a CPRV façam a parte que lhe são conferidas e ao Ministério Público, ADEMA, IBAMA, sociedade civil e tantos outros que buscam a defesa e preservação do meio ambiente também possam participar ativamente nesse caso.