domingo, 21 de agosto de 2011

Aracaju, Trânsito e a Câmara de Vereadores

Muito tem se falado e pouco tem feito de concreto quando o assunto é ciclomotores. A Câmara Municipal revogou uma Lei que orientava os órgãos de trânsito a iniciar uma fiscalização sobre este meio de locomoção sobre o pretexto  de que estava incompleta e não teria como arbitrar valores sobre licenciamento, multas e infrações, (é bom frisar o interesse demonstrado pela SMTT de Aracaju e o Detran quando dá formulação de convênio para executar o que a Lei demandava).
Ora se estava incompleta porque não foi feita a devida alteração? Nos parece aquela história de quando o pecuarista vê seu rebanho tomado por carrapatos e no lugar de tratar a causa terminou incinerando todo seu rebanho.
Nossos vereadores deixaram transparecer que simplesmente estavam fazendo politicagem em cima de um assunto tão sério quanto a discussão do Plano Diretor, que pelo andar das coisas, vai tomar o mesmo destino.
Os dados apontam para um crescimento de acidentes com ciclomotores por dois fatores: o primeiro é a falta de conhecimento da legislação por parte do proprietário ou condutor do veículo e segundo pela falta de sensibilidade das autoridades de trânsito e legisladores. O CTB em diversos artigos mostra que se faz necessária orientação e fiscalização exigindo a ACC-Autorização para Condução de Ciclomotores, documentação para circulação, como também a necessidade e obigatoriedade de uso dos equipamentos básicos de segurança como capacete, calçados e roupas. Lamentável que a própria sociedade esteja fechando os olhos ou então virando o rosto para um assunto tão sério como este e assim aumentando as despesas do sistema de saúde quando um condutor desse se encontra acidentado.
Não se concebe legislar sobre carroças e deixar o ciclomotor sem.

Qual o interesse que tem por trás disso tudo? 
Porque não fiscalizar e solicitar documento do meio de transporte?

Já está na hora dos legisladores municipais apresentarem projetos com contribuição decisiva para o trânsito e não somente estarem preocupados com requerimentos de congratulações por passagem até de aniversário de boneca da filha de um eleitor.

Com a palavra.....

Nenhum comentário:

Postar um comentário