segunda-feira, 26 de março de 2012

Polícia Militar orienta sobre a condução de ciclomotores em Sergipe

Abrahan Lincoln disse que não se pode mentir o tempo todo, enganando todo mundo. Já Adolf Hitler dizia que qualquer mentira acaba entrando pela goela da multidão hipnotizada, por mais absurda que seja. Podemos acrescentar que, se alguma coisa for feita diuturna e rotineiramente com ares de normalidade, acaba sendo aceita por todos ou ao menos pela maioria como algo natural e, consequentemente, aceito como norma válida.

Preocupada com o alto índice de acidentes que têm sido registrados em Sergipe envolvendo ciclomotores, a Polícia Militar – através da Companhia de Polícia de Trânsito (CPTran) – orienta os condutores sobre o uso de ciclomotores. De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), para conduzir esse tipo de veículo é necessário que a pessoa seja maior de 18 anos, possua a Autorização para Conduzir Ciclomotor (ACC), ou Carteira Nacional de Habilitação (CNH) categoria ‘A’ e esteja portando os equipamentos de segurança, como capacete com viseira e retrovisores.
 
Para cumprir o que estabelece a legislação, na última quarta-feira, dia 22, a CPTran realizou uma blitz na avenida Maranhão, em Aracaju. Durante a ação, que teve como foco as motocicletas e ciclomotores, foram retidos 46 veículos que apresentaram algum tipo de irregularidade, sendo oito recolhidos para o pátio do Detran. “Entre as irregularidades observadas estavam a falta da ACC ou CNH, veículos sem os equipamentos obrigatórios, como retrovisor, e condutores sem capacetes”, aponta o capitão Fábio Machado, comandante da CPTran. 
 
O comandante indica que a operação foi realizada com o intuito de preservar a vida das pessoas, uma vez que nos últimos meses têm sido frequentes os acidentes de trânsito envolvendo ciclomotores. “Nossa meta não é arrecadar, até porque os ciclomotores recolhidos ao galpão não pagam diárias e nem multas, apenas o valor do guincho”, explica, indicando ainda que muitas pessoas que tiveram veículos retidos apresentaram condutores habilitados, sendo liberados.
 
Outra preocupação demonstrada pelos policiais durante a blitz foi a conferência da nota fiscal do veículo, evitando a circulação de ciclomotores roubados. “Percebemos também um elevado índice de roubos e furtos de ciclomotores em Sergipe, por isso, é importante que o proprietário esteja sempre portando a nota fiscal do veículo ou xerox autenticada, embora não seja um documento de porte obrigatório”, aconselha o capitão Machado.
 
Recomendações
Além de ser necessária a ACC ou CNH categoria ‘A’, o artigo 54 do Código de Trânsito Brasileiro estabelece que os condutores de motocicletas, motonetas e ciclomotores só poderão circular nas vias utilizando o capacete de segurança, com viseira ou óculos protetores; segurando o guidom com as duas mãos; usando vestuário de proteção, de acordo com as especificações do Contran.
 
Já o artigo 57 do CTB indica que os ciclomotores devem ser conduzidos pela direita da pista de rolamento, preferencialmente no centro da faixa mais à direita ou no bordo direito da pista sempre que não houver acostamento ou faixa própria a eles destinada, proibida a sua circulação nas vias de trânsito rápido e sobre calçadas das vias urbanas.

Outra recomendação importante é a grande quantidade de menores adolescente conduzindo esses ciclomotores, utilizando inclusive como meio de transporte para ir à escola, o que não é permitido por lei, sendo inclusive tipificado como crime previsto no CTB, onde os pais ou responsáveis poderão ser responsabilizados penalmente, portanto fica a orientação aos pais que não entreguem esse tipo de veiculo para os seus filhos, pois é a vida deles que está em jogo.
 
Fonte: Ascom / PM

Nenhum comentário:

Postar um comentário