Sono e segurança no trânsito não combinam. Por isso, algumas
montadoras estão investindo em tecnologias que ajudam o condutor a se
manter atento na estrada. As ferramentas vão desde alertas luminosos até
dispositivos que reposicionam o carro na pista em caso de desvio
involuntário.
A Ford desenvolveu um sistema de alerta aos motoristas - o Lane
Keeping System - que monitora a trajetória do condutor na pista a fim de
detectar sinais de fadiga ou sonolência. Previsto para ser integrado
aos modelos Fusion e Explorer em 2013, o dispositivo funciona com base
em informações captadas por uma câmera instalada no para-brisa do
veículo, atrás do espelho retrovisor. A câmera é capaz de detectar as
linhas divisórias da pista e estabelecer onde o carro deveria estar
posicionado.
A partir dessa definição, o sistema acompanha os movimentos do
condutor e transmite um aviso caso ele saia da pista ou faça mudanças
bruscas na direção do veículo. Nesse caso, o Driver Alert System, que
integra a ferramenta da Ford, produz um som com o objetivo de despertar o
motorista. No painel também aparece um alerta luminoso no formato de
uma xícara de café, uma recomendação para que o motorista pare para
descansar. Porém, caso isso não seja feito e o sensor continue a
detectar instabilidade na direção, outro som é emitido. O sistema só
cessa os alertas quando o condutor para o carro e abre a porta, ou
quando o motor é desligado.
O sistema ainda conta com outras duas ferramentas para garantir a
segurança da direção a partir do monitoramento da posição do veículo na
pista. O Lane Keeping Alert faz o volante vibrar quando o carro fica
muito próximo às faixas divisórias, com tempo hábil para reação do
motorista. O mecanismo pode ser complementado pelo Lane Keeping Aid, que
atua girando o volante automaticamente, na medida necessária para
reposicionar o veículo. Para que o comando não interfira em manobras
pretendidas pelo motorista, basta sinalizar a conversão. O motorista
ainda pode selecionar o modo de operação, utilizando as duas ferramentas
(Alert e Aid) ou apenas uma delas.
Mecanismos analisam comportamento do condutor
A Mercedes-Benz também possui tecnologia para evitar acidentes
causados pela sonolência dos motoristas. O Attention Assist, disponível
no Brasil em novos modelos da classe C, analisa continuamente o
comportamento de direção do condutor. A varredura busca detectar
características típicas de sonolência ou desatenção. Caso haja risco,
sinais sonoros e visuais são emitidos.
Como opção prática, uma empresa dinamarquesa desenvolveu o Anti Sleep
Pilot (ASP), dispositivo portátil que calcula o nível de fadiga do
condutor por meio de um perfil de risco (determinado por um questionário
preenchido pelo motorista) e dados obtidos pelos sensores do aparelho,
que identificam níveis relacionados a 26 fatores que interferem na
direção.
O ASP ainda possui um sistema que mantém o motorista alerta por meio
de testes sonoros produzidos com um intervalo entre 10 e 25 minutos.
Para desativá-lo, o condutor deve tocar no aparelho uma vez. O tempo de
reação é registrado e serve de base para o cálculo do nível de fadiga.
Caso atinja um ponto crítico, o ASP emite sinais sonoros e visuais e
recomenda a parada. A lógica funciona da mesma maneira em aplicativo,
que custa US$ 19,90 e está disponível para iPhone. Hoje, o produto está
esgotado segundo o site oficial, mas a previsão é de que novos aparelhos
sejam disponibilizados. O valor é de US$ 179.
Fonte: Terra Brasil