Essa fase é parte das avaliações finais após os testes de
campo realizados em diferentes regiões do país. A frota, composta por
oito veículos,
já rodou 100 mil quilômetros desde 2011, passando por Bahia, Sergipe,
Alagoas, Minas Gerais, São Paulo e Paraná, em circuitos urbanos e
rodoviários, e submetida a diferentes condições climáticas.
A próxima fase será a avaliação de emissões e do desempenho dos motores
em bancada de testes, seguida de análise do comportamento das peças e
componentes. Todos os resultados serão comparados com os obtidos em
veículos semelhantes, submetidos às mesmas condições de teste, porém
usando o B5. A fase de avaliação de motores pelos fabricantes começa na
próxima semana.
O objetivo do projeto de pesquisa é avaliar o comportamento dos
motores com a utilização do B20. Hoje, o óleo diesel comercializado no
país recebe, obrigatoriamente, uma adição de 5% de biodiesel (B5). Após
essa etapa de testes, que ocorre em uma pista do Exército em Barra de
Guaratiba, os motores dos veículos - modelos Ford Ranger (tecnologia
Euro III) e Ford Transit (tecnologia Euro IV) - serão enviados aos
fabricantes. A frota possui quatro veículos com B20 e quatro com B5.
Iniciado em setembro de 2010, o projeto - conduzido pelo Centro de
Pesquisas da Petrobras (Cenpes) - é realizado em parceria com a
Petrobras Biocombustível, a Petrobras Distribuidora, a Universidade de
Salvador (Unifacs) e conta com a participação da Ford, Michelin,
SENAI/Cimatec (Centro Integrado de Manufatura e Tecnologia), da MWM
International, da Mahle Metal Leve, da Continental e da TI Automotive.
Testes de desempenho - A avaliação nos veículos é feita por meio de ensaios de retomada e aceleração,
e consistem na medição do tempo necessário ao veículo para sair de uma
velocidade e alcançar uma outra, em aceleração máxima. As distâncias, as
velocidades e os tempos de deslocamento são medidos com precisão por
meio de um sensor ótico instalado na lateral do veículo. O equipamento
utilizado, um Correvit Acqua L350, conta também com sistemas de
aquisição de dados e de controle automático dos pontos de início e de
fim da aceleração.
Fonte: Expresso MT