quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Missa e ações educativas marcarão dia em memória às vítimas de trânsito

Em celebração ao ‘Dia Mundial em Memória às Vítimas do Trânsito’, nesta quinta-feira, dia 22, a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), em parceria com o Comitê Municipal de Mobilização pela Saúde, Segurança e Paz no Trânsito (Comsepat) realiza ações educativas com intuito de chamar atenção da população para os tristes números da violência no trânsito.

A partir das 6h campanhas educativas serão realizadas simultaneamente em três pontos da cidade: rotatória do caju (que dá acesso a ponte da Coroa do Meio), rotatória do DER e avenida Júlio César Leite (próximo ao Aeroporto). A coordenadora da Educação para o trânsito da (SMTT), Rita Luz, lembra que promover segurança nas vias é responsabilidade de todos.

“Buscamos com estas ações educativas conscientizar toda a sociedade, já que todos nós construímos a realidade do trânsito em nossa cidade, o trânsito é um reflexo de nossas atitudes. Se praticamos o respeito, a cidadania e a gentileza nossas vias se tornam espaços seguros em que a vida é preservada. Devemos respeitar as leis de trânsito e dizer basta a tanta violência”, enfatiza Rita Luz.

Estatística

Dados estatísticos levantados pela SMTT apontam que entre janeiro e setembro de 2012, 63 pessoas morreram em decorrência de acidentes de trânsito em Aracaju. Entre as vítimas oito eram condutores de veículos de quatro rodas, cinco passageiros, 21 motociclistas, cinco caronas de moto, cinco ciclistas, 18 pedestres e um não identificado.

Entre as vítimas 74,60% eram do sexo masculino (47 homens) e 25,40% eram do sexo feminino (16 mulheres). A faixa etária com maior incidência de mortes no trânsito na capital é entre 19 e 30 anos, que representa 33,33% das vítimas.

Missa

Para fechar este dia de homenagens toda a população está convidada a participar da Missa em Memória aos mortos no Trânsito, celebrada pelo o Bispo auxiliar de Aracaju, Dom Henrique Soares, às 19h, na Paróquia Sagrado Coração de Jesus, situada à rua Manoel Espírito Santo com avenida Pedro Paes de Azevedo, no bairro Grageru.

Parceiros

Participam das ações a Companhia de Policiamento de Trânsito (CPTran), Companhia de Polícia Rodoviária Estadual (CPRv), Delegacia de Delitos de Trânsito, Liga de Trauma da Universidade Federal de Sergipe (Litrauma), Unimed, Sest / Senat, Secretaria Municipal de Saúde, Polícia Rodoviária Federal, Detran/SE, Sindicado das Autoescolas do Estado de Sergipe, Porto Seguro, Setransp, Dpvat /Sincor e Aseg / Depvat.

Fonte: Ascom SMTT/AJU