quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Brasil é quarto no ranking mundial de venda de carros

O Brasil voltou à quarta colocação no ranking mundial de venda de carros em outubro passado -no mês anterior, foi o quinto. Dados da consultoria Jato Dynamics Brasil, especializada no setor automotivo, apontam que a China mantém a liderança, com 1,3 milhão de emplacamentos, alta de 12,4% na comparação com outubro de 2011. Os dados desse país incluem apenas automóveis, enquanto os dos demais consideram também os comerciais leves.

Os Estados Unidos ficaram em segundo, com aumento de 7% (pouco mais de 1 milhão de vendas), seguidos pelo Japão (356 mil), que registrou baixa de 5,6%.

No Brasil foram vendidos 327 mil carros em outubro, quase 24% a mais que no mesmo período do ano passado. O número foi superior aos 279 mil emplacamentos da Alemanha, que praticamente manteve a média em relação a outubro de 2011.

No acumulado do ano, as cinco primeiras colocações se repetem. No topo, a China soma 13 milhões de automóveis vendidos. Nos EUA, esse número chega a 12 milhões e, no Japão, 4,5 milhões. O Brasil emplacou quase 3 milhões de carros nos 10 primeiros meses do ano e a Alemanha, 2,8 milhões -é o único país que teve uma queda em relação ao mesmo período do ano passado.

Toyota caminha de volta ao topo

Depois de um 2011 difícil, quando deixou de ser a montadora que mais vendia carros no mundo, superada pela General Motors, a Toyota caminha para fechar o ano de volta ao primeiro lugar. A montadora japonesa recuperou-se das dificuldades enfrentadas com o tsunami no Japão e enchentes na Tailândia, que prejudicaram a produção no ano passado e a deixaram apenas na terceira posição do ranking, atrás também da Volkswagen.

No acumulado deste ano, de janeiro a outubro, ela soma 5,3 milhões de carros vendidos (alta de 28% sobre o mesmo período de 2011) contra 4,6 milhões da Volkswagen (+11%). A Ford aparece em terceiro, com 4 milhões (+2%), seguida pela GM/Chevrolet, com 3,5 milhões (+5,7%).

Completam o ranking Nissan, Hyundai, Honda, Kia, Fiat e Renault, nesta ordem. Bastante afetadas pela crise no mercado europeu, Fiat e Renault são as únicas no “top 10″ do ranking mundial de vendas que apresentam resultado negativo no acumulado: – 2,9% e – 4,5%, respectivamente.

Em outubro, no entanto, a Volkswagen liderou as vendas, com 500,8 mil emplacamentos, contra  476 mil da Toyota. Em terceiro ficou a Ford, com 390 mil carros vendidos.