Mais independentes, bebem com mais frequência, mas ainda são
consideradas muito responsáveis. As mulheres continuam merecedoras do
desconto que recebem ao contratar uma apólice de seguro para o carro.
Principalmente, quando esse valor é comparado com o preço pago pelos
homens com o mesmo perfil e idade.
No início do mês, pesquisadores da Universidade Federal de São Paulo
(Unifesp) divulgaram dados do 2º Levantamento Nacional de Álcool e
Drogas (Lenad) que registraram que os brasileiros estão bebendo mais,
principalmente as mulheres jovens. O consumo abusivo de álcool cresceu
31,1% na população nos últimos seis anos.
Na primeira edição da pesquisa, em 2006, o número das mulheres que
consumiam álcool de maneira excessiva era de 15%. Já em 2012, esse
número saltou para 18,5%. Esse resultado foi com base no depoimento de
4.607 pessoas com 14 anos ou mais em 149 municípios brasileiros.
Apesar do consumo abusivo de álcool ter aumentado entre o público
feminino, o diretor de auto da SulAmérica Seguros, Eduardo Dal Ri, diz
que as mulheres continuam cuidadosas e, com isso, se envolvem menos em
sinistros (acidente ou prejuízo material).
"As mulheres estão mudando, o comportamento delas também, mas sempre
serão diferentes dos homens", diz Dal Ri. Ele alerta que o risco maior
de ocorrências está entre os jovens em ambos os sexos, porém as mulheres
são mais cautelosas, se envolvem menos em colisões e, por isso,
conseguem condições especiais quando vão contratar um seguro.
Dal Ri explica que existe uma série de fatores que contribuem para o
baixo número de incidentes envolvendo as mulheres. Mesmo quando mais
jovens, elas tendem a ser mais prudentes e responsáveis no trânsito em
relação aos homens. "Elas amadurecem mais rápido. Quando vão sair às
vezes saem em grupo, vão de carona ou táxi. O homem jovem é mais
audacioso. E isso só vai amenizando na medida em que vão amadurecendo",
conta.
Nise Caldas, gerente de produto do Grupo Segurador Banco do Brasil e
Mapfre, conta que embora a mulher venha apresentando um outro perfil de
comportamento nos últimos anos, para a seguradora, elas ainda não
influenciam. "Sabemos destas mudanças, mas, como clientes não
identificamos diferença. O índice de sinistros ainda é menor entre as
mulheres", conta.
O diretor-gerente da Bradesco Auto/RE Companhia de Seguros, Marco
Antônio Gonçalves, diz que o desconto em seguro para mulheres já foi
maior, mas continua existindo. "O valor diminuiu, principalmente, entre
mulheres mais jovens. Houve épocas que o valor era de 30%. Mas a
exposição dos jovens está maior, com mais atividades noturnas. Hoje, as
mulheres saem tanto quanto os homens e por isso o desconto não é mais o
mesmo. Porém, elas continuam cuidadosas", explica.
Ao fazer um seguro de veículos, as empresas levam em conta se o
cliente oferece maior ou menor risco de se envolver em acidente, idade,
cidade, sexo, modelo de veículo, entre muitos outros fatores.
Exclusivos - Por conta deste comportamento
consciente, as seguradoras reservam serviços e benefícios especiais para
as mulheres. A SulAmérica Seguros criou o Seguro Auto Mulher e
ofereceu, além de um serviço exclusivo, beneficios com empresas
parceiras que vão desde regulagem de farol a descontos em
estacionamentos e sites de compra. Nas opções de plano é possível
garantir assistência 24 horas; acompanhante à delegacia em caso de roubo
ou furto; além de troca de pneus e mecânico emergencial nos casos de
pane ou reboque, quantas vezes precisar. Atualmente, 54% dos clientes da
SulAmérica Auto Seguros é mulher.
"As mulheres têm necessidades diferentes dos homens e, por isso,
lançamos um produto específico. Temos a preocupação de oferecer o melhor
para elas", ressalta o diretor Eduardo Dal Ri.
Como diferencial, a SulAmérica aposta, entre tantos serviços, no
Motorista Amigo. No contrato para homens esse benefício pode ser
acionado quatro vezes, enquanto que para o público feminino a apólice
garante sete atendimentos. "O Motorista Amigo pode ser solicitado a
qualquer momento e lugar, basta que a cliente não esteja segura para
dirigir. É muito requisitado por mulheres grávidas ou quando sentem
algum tipo de indisposição. O motorista vai até o local e a leva em
casa, com toda comodidade", garante Dal Ri.
Para o público feminino, o BB Seguro Auto acredita que o serviço de
transporte emergencial para gestantes está em destaque entre as suas
principais ofertas. Se uma mulher grávida sentir que precisa de
atendimento urgente, seja em casa ou enquanto estiver dirigindo, basta
acionar a seguradora e um táxi irá fazer o transporte da gestante até o
hospital ou local por ela indicado. O serviço pode ser acionado até
cinco vezes durante a vigência da apólice, em qualquer cidade do Brasil,
e é válido tanto para a segurada, quando para o esposo, e vice-versa.
A Assistência Informática também é um dos benefícios, que segundo a
gerente Nise Caldas, é bem requisitado. "Apesar de ser um serviço
extensivo para os homens, as mulheres solicitam mais. Qualquer problema
no computador pessoal, basta ligar que será atendida", garante. Cerca de
50% dos clientes da BB Seguro Auto hoje são mulheres.
Para Gonçalves, a mulher é mais exigente e por isso cobra atendimento
de maior qualidade e um produto mais eficaz. O Bradesco Seguro Auto
Mulher oferece uma Central de Atendimento ao Cliente específica para o
público feminino. "Elas querem serviço e atendimento diferenciado. Se
uma de nossas clientes tiver qualquer problema no carro a gente manda o
atendimento e um táxi. O carro fica sob nossa responsabilidade e ela vai
para casa ou para onde quiser", conta.
A assistência residencial, presente em muitas seguradoras, também tem
um grande valor para o público feminino e se tornou indispensável para
muitas mulheres na hora de fechar o contrato. "Se precisar pregar um
quadro, trocar a resistência do chuveiro, fazer serviços de hidráulica
ou chaveiro não precisa mais pedir ao marido, basta ligar para o
seguro", lembra Eduardo Dal Ri.
Fonte: Talita Inaba
(Portal do Trânsito)
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