Guiar com os retrovisores
desregulados representa risco de acidente para quem está à frente do
volante e também para os demais motoristas e motociclistas. A tarefa de
ajustar os espelhos, no entanto, vai bem além de simplesmente conseguir
enxergar através dos mesmos.
A regulagem certa envolve além da posição
correta dos três retrovisores – os dois laterais e o interno – ainda o
posicionamento correto do motorista no banco. Os espelhos laterais devem
estar de forma que ao olhar através deles o motorista visualize apenas
10% da lateral do carro. O restante deve mostrar as faixas de rodagem em
ambos os lados, explica o analista técnico do Centro de Experimentação e
Segurança Viária (Cesvi Brasil), Bruno Honorato. Já pelo espelho
interno, o motorista tem a visibilidade correta quando consegue enxergar
todo o vidro traseiro. Mas de nada isso adianta sem o condutor estiver
desatento.
“O indicado é manter o monitoramento constante pelos espelhos e analisar
bem o entorno antes de fazer uma ultrapassagem ou dobrar para qualquer
um dos lados em um cruzamento”, ressalta o analista técnico.
Honorato revela ainda o ajuste correto do banco influencia na qualidade da visibilidade do interior do carro. Segundo ele, o pé esquerdo do motorista precisa tocar no fundo da embreagem com a perna levemente flexionada. Quando encostado no banco, o motorista deve alcançar a direção com os dois punhos no alto e com os braços levemente flexionados . A regulagem do banco deve ser feita de acordo com a altura da pessoa para atender esses critérios.
Atualmente, muitos carros saem de fábrica com os espelhos laterais convexos, que amplia o campo de visão do condutor. Honorato chama atenção, entretanto, que apesar dessa vantagem esse tipo de retrovisor não reflete a distância real dos carros que seguem atrás. “Os espelhos convexos permitem ao motorista enxergar mais longe, mas, por outro lado, geram uma falsa imagem”, explica.
Quando os automóveis trazem espelhos convexos eles costumam sair de fábrica com alguma indicação por escrito no próprio espelho ou no interior do carro chamando a atenção para esse detalhe.
Fonte: Talita Inaba ( Portal do Trânsito)
Honorato revela ainda o ajuste correto do banco influencia na qualidade da visibilidade do interior do carro. Segundo ele, o pé esquerdo do motorista precisa tocar no fundo da embreagem com a perna levemente flexionada. Quando encostado no banco, o motorista deve alcançar a direção com os dois punhos no alto e com os braços levemente flexionados . A regulagem do banco deve ser feita de acordo com a altura da pessoa para atender esses critérios.
Atualmente, muitos carros saem de fábrica com os espelhos laterais convexos, que amplia o campo de visão do condutor. Honorato chama atenção, entretanto, que apesar dessa vantagem esse tipo de retrovisor não reflete a distância real dos carros que seguem atrás. “Os espelhos convexos permitem ao motorista enxergar mais longe, mas, por outro lado, geram uma falsa imagem”, explica.
Quando os automóveis trazem espelhos convexos eles costumam sair de fábrica com alguma indicação por escrito no próprio espelho ou no interior do carro chamando a atenção para esse detalhe.
Fonte: Talita Inaba ( Portal do Trânsito)
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