Até o mais desligado motorista sabe que precisa trocar o óleo do
motor, mesmo que nem tenha ideia de quantos em quantos quilômetros. Mas
você sabia que precisa substituir o óleo da caixa de câmbio? E da
direção hidráulica?
Se você ainda não atentou para isso, é bom conversar com um
especialista para ver a situação do seu veículo. Quase todos os
automóveis trazem no manual de proprietário os prazos. O do motor, se
você ainda não sabe, deve ser trocado em média entre 10 quilômetros ou
seis meses (conforme a marca). Basta seguir à risca o modelo de óleo
indicado pela montadora, a quantidade de litros e o prazo.
Uma dica importante é não considerar a cor do óleo de motor como
fator de troca, observa Edmilson Santos, consultor técnico da Castrol
Brasil. Trata-se de um grande mito. “É prática comum no mercado indicar a
troca aos consumidores quando o óleo se encontra muito escuro. Porém, o
fato do óleo estar escuro indica que ele é eficaz na limpeza do
sistema, e não que se encontra em más condições de uso”, diz Edmilson.
Caixa
Já o óleo da caixa de câmbio que fica entre as engrenagens tem
durabilidade bem maior. Em média, as montadoras recomendam a troca a
cada 50 mil quilômetros ou após três anos de uso. Ele não costuma baixar
o nível, salvo se ocorrem vazamentos. O óleo, porém, é diferente do de
motor, bem mais grosso. A substituição é necessária porque o
lubrificante antigo com o passar do tempo perde viscosidade e pode
provocar ruídos e desgaste acentuado nas engrenagens da caixa.
Direção hidráulica
Também tem durabilidade bem maior do que o óleo do motor. A data
recomendada para o lubrificante da direção hidráulica varia de marca
para marca de carro, mas em médica fica entre 35 mil e 50 mil
quilômetros. O fluído vencido pode causar o desgaste das peças da caixa
de câmbio e, neste caso, o prejuízo pode ser grande se as peças
quebrarem. Assim como o óleo do motor, o reservatório da direção
hidráulica (fica próximo ao motor) tem nível mínimo e máximo. Não deixe
ficar fora dessa faixa. Abaixo ou acima do nível pode prejudicar o
sistema e deixar o volante pesado.
Fonte: TERRA
Nenhum comentário:
Postar um comentário